Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

7 programas de culinária e gastronomia que vão te inspirar na cozinha

Dicas

7 programas de culinária e gastronomia que vão te inspirar na cozinha

Há alguns anos, quando falávamos em programas culinários na televisão, pensávamos logo em nomes como os de Ana Maria Braga, Palmirinha e Edu Guedes. Hoje, temos acesso a ainda mais conteúdos incríveis em muitos espaços: canais de TV aberta, canais de TV a cabo, plataformas de streaming, YouTube e por aí vai. Se você gosta de assistir programas que nos dão ótimas dicas de gastronomia e nos ajudam a ter vontade de cozinhar mais em casa, vai curtir as dicas que separamos hoje. Confira:

Masterchef Brasil

Clássico dos clássicos, o Masterchef é um programa exibido pela Band TV e que promove uma competição entre diversos cozinheiros. O modelo deu tão certo que hoje temos duas versões: a dedicada aos participantes que mandam muito bem na cozinha, mas não são profissionais, e aos chefes que já trabalham no setor.

Além de acompanhar os desafios de cada episódio e a eliminação dos participantes, o bacana do Masterchef Brasil é que acabamos aprendendo alguns truques úteis com os participantes e os jurados (Helena Rizzo, Erick Jacquin e Henrique Fogaça). Vale a pena!

Cozinha Prática

O programa da genial e divertida Rita Lobo não poderia ficar de fora desta lista. Transmitido pelo canal GNT, o Cozinha Prática é sucesso absoluto ao mostrar receitas descomplicadas e desgourmetizadas, como a própria apresentadora gosta de chamar, e que agradam absolutamente todos os públicos.

Cada temporada do Cozinha Prática conta com uma temática específica, como pratos rápidos ou comidas de inverno. Além de todas as dicas culinárias, o programa nos deixa admirados com a beleza da cozinha e de todos os acessórios usados pela apresentadora. É de assistir aplaudindo!

mulher cozinhando receita que aprendeu em programa de culinária

Chef’s Table

O programa disponível na Netflix tem uma abordagem muito bacana para quem gosta de assistir conteúdos relacionados à gastronomia. A cada episódio, conhecemos a rotina, o trabalho e as técnicas de diferentes chefs de cozinha renomados e conhecidos internacionalmente.

Tempero de Família

O apresentador Rodrigo Hilbert caiu nas graças dos internautas ao ensinar seus telespectadores técnicas que vão muito além da cozinha. Embora o programa seja pensado para exibir receitas e segredos culinários, o marido de Fernanda Lima também aproveita para mostrar suas outras habilidades ao criar itens como bancos, churrasqueiras, mesas e afins.

O mais bacana do Tempero de Família, que também é exibido na GNT, é que as receitas são realmente mais simples. Além disso, cada temporada costuma abordar as tradições culinárias de várias regiões do Brasil, por isso, se você gosta de se aventurar em preparos comuns em outras áreas do país, taí uma boa dica do que assistir.

mulher aprendendo receita de programa culinário

Mestre do Sabor

O simpático chef francês Claude Troisgros e seu fiel escudeiro Batista comandam o programa Mestre do Sabor, que é também uma competição entre cozinheiros experientes e renomados que disputam entre si para conseguirem um espaço de destaque no grupo dos mestres.

O reality está disponível para os assinantes da Globoplay e cativa o público a cada novo episódio, graças à desenvoltura de Claude e Batista, uma dupla divertida e que tem muito a ensinar quando o assunto envolve cozinha e culinária.

+ Você pode gostar:

Sugar Rush

Se o seu negócio é o doce, a sobremesa e aquele bolinho bonito, não deixe de ver Sugar Rush, um reality produzido pela Netflix e que eleva nossos índices glicêmicos à distância. Brincadeiras à parte, o ponto alto do programa é justamente torcer por uma das quatro equipes que participam de cada episódio.

O intuito é, claro, criar os quitutes mais bonitos e saborosos e evitar a eliminação. Sabe aquele sábado à tarde com chuva e preguiça? O Sugar Rush combina demais com ele.

Batalha dos Cozinheiros

Criado pela TV Record para concorrer com o Masterchef, o Batalha dos Cozinheiros é um programa que reúne 26 duplas de cozinheiros amadores que, ao longo dos episódios, participam dos desafios em busca do prêmio final, que é de R$200 mil. 

Quem apresenta o programa é ninguém menos do que Buddy Valastro, o confeiteiro que ficou mundialmente famoso graças ao programa Cake Boss. Incrível, né? O mais bacana é que cada episódio conta com uma bancada de convidados especiais, então a dinâmica do reality é bastante movimentada e diversificada. 

***

E aí, você já conhecia esses programas? Esperamos que goste das nossas dicas e que acompanhar essas produções sirva também para que você brinque de ser chef aí na sua casa! Na hora de comprar os ingredientes, nem precisa ir ao mercado, pois a loja virtual da Caldo Bom tem uma linha enorme de produtos para ajudar você.