Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Quanto tempo duram os alimentos cozidos no vapor? Saiba tudo!

Alimentação Saudável

Quanto tempo duram os alimentos cozidos no vapor? Saiba tudo!

Se você dissesse para uma pessoa dos anos de 1950 que, em um futuro breve, haveria uma forma revolucionária de preservar alimentos prontos, já cozidos, por até um ano, essa pessoa olharia para você como se estivesse diante de uma criatura extraterrestre. O fato é que, sim: a mesma humanidade que já preservou alimentos com quantidades enormes de sal e gordura hoje encontrou uma maneira incrível e muito mais segura de preservação. 

Para entender melhor como funcionam as embalagens dos produtos cozidos industrialmente a vapor e quanto tempo duram os alimentos preservados dessa forma, continue a leitura!

Se você cozinha frequentemente, sabe muito bem que existe um trabalho demorado e complexo até que a comida chegue quentinha à mesa. Não é todo dia que podemos dedicar tempo para cozinhar feijão, arroz e outros grãos, por exemplo.

Atualmente, contamos com algumas opções que nos ajudam a poupar tempo na cozinha sem que isso signifique pedir delivery ou comer mal — muito pelo contrário. Alimentos cozidos a vapor necessitam apenas de aquecimento e colaboram para que fazer o jantar da família seja mais rápido do que pedir pizza (e mais saudável também).

Como os produtos a vapor são embalados?

Para entender como esse tipo de conservação de alimentos funciona, é preciso lembrar que, o que faz com que uma comida estrague, é o contato que ela tem com o ar comum e também com diversos tipos de micro-organismos, como fungos e bactérias.

funcionários de fábrica de alimentos conferindo a qualidade dos produtos

O processo de produção da Caldo Bom envolve três etapas:

  • Primeira etapa: Compra, testagem e beneficiamento da matéria-prima.
  • Segunda etapa: Envase.
  • Terceira etapa: Cozimento e esterilização.

Em linhas gerais, podemos dizer que o processo de envase inclui a inserção do alimento, a adição de água e sal e, por fim, a selagem da embalagem. Dessa forma, os grãos são mantidos armazenados com segurança e, na hora do consumo, estarão fresquinhos com as características preservadas totalmente.

A embalagem escolhida para armazenar os produtos é especial e conta com quatro camadas de proteção, cada uma delas feita por um dos seguintes materiais: nylon, alumínio, poliéster e polipropileno. Desses materiais, é importante entender que o alumínio não fica em contato com o alimento.

O sucesso de armazenamento se dá pelo alto grau de aparatos tecnológicos utilizados para que esse processo de selamento seja eficiente. Só para você ter ideia, existem apenas dois fornecedores, em todo o mundo, de maquinário capaz de realizar esse processo com segurança e eficiência. É claro que a Caldo Bom importou todo esse equipamento para desenvolver a linha a vapor!

funcionário de fábrica de alimentos trabalhando com tecnologia

E olha só que bacana: o cozimento e a esterilização dos alimentos são feitos depois do envase. Esse é um outro diferencial desse preparo, pois torna a linha de cozidos a vapor ainda mais segura do que os alimentos que são embalados a vácuo. Diferentemente desse preparo, nós não retiramos o ar das embalagens, mas garantimos que ele estará esterilizado. 

O processo de armazenamento por meio do envase permite, então, que os grãos mantenham as qualidades de preparo totalmente, por isso, na hora do consumo final, o alimento estará fresco, com a consistência ideal, com cheirinho de recém-cozido e, claro, com o sabor típico da comida que acabou de sair do fogão.

Quais são as vantagens da embalagem especial da Caldo Bom?

Além da preservação nutricional, já que as vitaminas, os minerais e os ácidos graxos, como o ômega-3, são mantidos, o processo de selagem por envase é a forma mais moderna e eficiente de conservar alimentos.

Ainda que até hoje sejam utilizados processos de desidratação, defumação, congelamento e resfriamento, o jeito mais seguro de preservação é através do fechamento por envase e da embalagem de quatro camadas, que mantém a consistência dos ingredientes — e tudo isso sem a necessidade de usar produtos químicos, como conservantes e realçadores de sabor.

+ Você pode gostar:

Quanto tempo duram os alimentos da Linha a Vapor?

Eis outra vantagem dos produtos feitos a vapor: a sua longa durabilidade. Em termos comparativos, é interessante saber que os alimentos preparados para as embalagens a vácuo duram até cinco vezes mais do que aqueles que você guarda na sua geladeira. 

A linha Cozido a Vapor, da Caldo Bom, foi pensada para estender ainda mais esse prazo, por isso nossos produtos têm validade de até um ano! Isso mesmo: um ano! Esse tempo de preservação é possível graças à alta tecnologia utilizada para garantir que os alimentos, já cozidos, estejam esterilizados e também à forma como selamos as nossas embalagens.

Linha A Vapor Caldo Bom

Nosso processo de esterilização acaba com os micro-organismos do recipiente e também com aqueles que são gerados pelo próprio preparo dos alimentos. Quando você comprar uma embalagem de feijão vermelho cozido no vapor, por exemplo, não é preciso guardar o produto na geladeira até o dia de servir.

Na hora do consumo, basta aquecer conforme as orientações da embalagem e comer logo em seguida. Pode confiar: seu almoço ficará uma delícia e o feijão estará fresquinho, suculento e cheio de sabor!

A linha de produtos cozidos a vapor da Caldo Bom conta com:

Já pensou que praticidade não precisar fazer todos esses pratos desde o começo? Conheça a nossa linha Cozido a Vapor e comprove tudo o que dissemos neste texto. Você e sua família ficarão felizes com o resultado!