Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Ceia de Natal: Receita de Panetone Integral

Especiais

Ceia de Natal: Receita de Panetone Integral

Quando pensamos em um sabor doce que tenha a ver com o clima de Natal e Ano-Novo, não adianta nem tentar lutar contra: o campeão é com certeza o bom e velho panetone. Se você também gosta dessa delícia, mas se preocupa em ter uma alimentação saudável e com ingredientes integrais, temos uma boa notícia: você mesma pode fazer seu panetone integral em casa — e já adiantamos: o resultado vai ser muito positivo!

Nós da equipe Caldo Bom preparamos um espaço especialmente dedicado para as receitas e outros conteúdos relacionados às festas de fim de ano, tão cheias de alegria, esperança e daquele clima gostoso de família reunida em volta da mesa. Acesse nosso Especial de Fim de Ano e veja quanta coisa legal temos por lá!

Panetone integral

Ingredientes:

  • 2 e ¾ de farinha de trigo integral Caldo Bom
  • 3 ovos inteiros
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo Caldo Bom
  • ¾ xícara (chá) de suco de laranja natural e sem adição de açúcar
  • ½ xícara (chá) de leite desnatado em temperatura ambiente
  • ¼ xícara (chá) de água morna
  • 1 colher (sopa) de essência de panetone (ou de baunilha, se preferir)
  • 1 xícara (chá) de farinha de aveia 
  • 1 colher (chá) rasa de sal
  • 3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
  • 30 g de fermento biológico para pão
  • Frutas secas: ½ xícara (chá) de uva-passa preta; ½ xícara (chá) de uva-passa branca; ¼ xícara (chá) de damascos secos bem picadinhos.
  • ¼ xícara (chá) de nozes picadas

Receita de Panetone Integral na ceia de natal

Modo de preparo:

  1. Use o liquidificador para bater os seguintes ingredientes: ovos, açúcar, sal, margarina (ou manteiga), leite, água, essência de panetone e, por último, o fermento. A massa deve ficar bem líquida e homogênea.
  2. Coloque a mistura em uma vasilha grande e, aos poucos, vá adicionando a farinha de trigo integral, que deve ser peneirada para evitar a formação de caroços no meio do panetone.
  3. Misture sempre com uma colher de pau.
  4. Depois, adicione a farinha de aveia, que não precisa ser peneirada, e misture até formar uma massa mais consistente, mas ainda bem mole.
  5. Adicione as frutas secas, o damasco e as nozes. Misture bem.
  6. Transfira a massa em uma forma grande de panetone, untada preferencialmente com óleo de coco, e deixe descansar por 15 minutos. Não se esqueça de cobrir a forma com um pano de prato limpo.
  7. Enquanto isso, preaqueça o forno a 180 °C.
  8. Depois do descanso, coloque o panetone no forno e deixe assar por 40 minutos ou até que ele fique dourado. Você pode fazer o teste do palito para verificar, mas, como o panetone é alto, aconselhamos usar um palito de espetinho.

+ Você pode gostar:

Dica de substituição: Você também pode fazer uma versão diferenciada dessa mesma receita com a simples troca das uvas-passa por pedacinhos de chocolate meio amargo. Se esse for o caso, em vez das frutas secas, utilize 1 xícara (chá) de pedaços de chocolate meio amargo cortados em tamanho não muito pequeno — isso evita que ele derreta totalmente enquanto estiver no forno. Lembre que o chocolate combina bem com damascos e nozes, por isso não é preciso retirar esses ingredientes.

Dica para assar: Se preferir, divida o conteúdo da receita em duas formas menores. Caso você não tenha uma forma específica de panetone, é possível improvisar e usar uma leiteira antiaderente para assar — contanto que ela esteja sem o cabo plástico, é claro.

Se nada disso for possível, escolha uma forma menor e um pouco mais alta para assar seu panetone e, mesmo que ele fique diferente do formato mais tradicional, o resultado, em termos de sabor, será equivalente ao do panetone feito na forma própria. O importante é não passar vontade e colocar a mão na massa!

E aí, o que você achou dessa receita? Esperamos que ela faça sucesso aí em sua casa e com os seus convidados. Boas festas!