Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Receita de pão de queijo: como surgiu e como fazer a versão tradicional

Coleção Receitas

Receita de pão de queijo: como surgiu e como fazer a versão tradicional

Quem é que resiste a um pão de queijo quentinho acompanhado por uma xícara de café recém-passado? Apesar de ser muito simples, esse quitute nascido na cozinha mineira conquistou o paladar dos brasileiros e se transformou em um prato apreciado em todo o país. Mesmo sendo chamado de “pão”, na verdade ele se assemelha muito mais a um biscoito feito de polvilho, o que não o impede de ocupar lugar de destaque no café da manhã e no lanche da tarde. Não se conhece ao certo o local e o ano em que esse prato foi feito pela primeira vez. Contudo, há indícios de que a receita de pão de queijo provavelmente surgiu no século 18 na região sul de Minas Gerais, embora só tenha ficado famosa a partir de 1950.

Não tem farinha de trigo? Coloca polvilho!

Com o auge da exploração do ouro, o interior do país presenciou o aumento da população e a fundação de diversos povoados, como a Vila de São João Del Rei, a Vila do Carmo (atual Mariana) e a Vila Rica de Ouro Preto, localizadas em Minas Gerais. Como era de se esperar, a explosão demográfica na região fez crescer a necessidade de alimentos. Contudo, não havia o pão tradicional por aqui nessa época: a farinha de trigo era um ingrediente bastante raro no período colonial, pois esse cereal só passou a ser cultivado de forma mais intensa no Brasil no início do século 20.

Além de ser muito caro transportar a farinha de trigo de Portugal para cá, a viagem era longa, o que fazia com que o produto desembarcasse em terras brasileiras apresentando baixa qualidade. O jeito, então, foi adaptar a receita e utilizar a fécula de mandioca, também conhecida como polvilho, que era a base da alimentação dos povos indígenas. O polvilho era misturado com banha ou óleo, leite, ovos e sal, formando uma massa. Para dar mais sabor a esse prato e aproveitar melhor os alimentos, os queijos que sobravam e ficavam duros eram acrescentados a essa mistura. Havia nascido o pão de queijo.

polvilho, ingrediente que tem como matéria prima a mandioca

Com essa história de sucesso e uma receita simples, mas cheia de sabor, o pão de queijo ganhou espaço em cozinhas de todo o mundo. Com tamanha importância, é fácil entender por que essa delícia tem até uma data comemorativa — é isso mesmo! O Dia do Pão de Queijo existe e é celebrado em 17 de agosto!

Receita de pão de queijo com polvilho azedo

Assim como não há consenso sobre o surgimento do pão de queijo, também não é possível saber qual era a “receita original”, já que se tratava de uma criação improvisada, elaborada com os ingredientes disponíveis sem que houvesse uma proporção bem definida. Hoje em dia, há uma disputa sobre qual seria a receita mais tradicional: o pão de queijo com polvilho azedo, com polvilho doce ou com uma mistura dos dois. Embora não haja certeza sobre qual delas surgiu primeiro, o pão de queijo conhecido como “mineirinho” é feito com polvilho azedo e queijo Canastra. Confira a receita:

INGREDIENTES

  • 1 kg de polvilho azedo Caldo Bom
  • 600 ml de água
  • 1 ½ de xícara de chá de óleo
  • 1 ½ de xícara de chá de leite
  • 1 colher de sopa cheia de sal
  • 6 ovos
  • 150 gramas de queijo Canastra ralado

MODO DE PREPARO

Coloque o polvilho azedo Caldo Bom em um recipiente grande e reserve. Em uma panela, adicione a água, o óleo, o leite e o sal e leve ao fogo até levantar fervura. Em seguida, jogue a mistura fervente sobre o polvilho azedo para escaldar e mexa muito bem com uma colher de pau. Acrescente um ovo por vez e misture para incorporá-los. Adicione o queijo e sove até obter uma massa uniforme. Modele as bolinhas, distribua em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 20 minutos ou até dourar. Rende cerca de 40 pães de queijo.

cesta de pão de queijo

Lembre-se de que o pão de queijo com polvilho azedo tem sabor mais intenso e apresenta grandes bolhas de ar em seu interior, por isso ele cresce mais e perde o formato redondo, além de ficar mais crocante. Caso prefira um pão de queijo de sabor mais suave, bem redondinho e que tenha uma textura mais elástica, experimente esta receita que leva polvilho doce e azedo. Aproveite que a Caldo Bom oferece esses dois ingredientes e teste todas as variações dessa delícia!

Receita de pão de queijo doce

É claro que a criatividade do brasileiro não se contentaria apenas com o pão de queijo tradicional. Veja, a seguir, uma forma de fazer uma versão doce e em formato diferente dessa iguaria:

INGREDIENTES

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 20 g de sal
  • 70 g fermento fresco de pão
  • 150 g de açúcar cristal
  • 1 colher (sopa) rasa de erva doce
  • 1 colher (sopa) bem cheia de margarina
  • 2 ovos
  • 1/2 litro de leite frio

INGREDIENTES DO RECHEIO

  • 300g de queijo minas curado ralado
  • 300 g de açúcar cristal
  • 1 litro de leite morno
  • 1 pitada noz moscada em pó

MODO DE PREPARO DA MASSA

Em uma vasilha, misture o fermento, o açúcar e o sal. Depois, adicione os ovos, a erva doce, a manteiga e o leite, aos poucos. Mexa bem a massa, com a ajuda das mãos, até que ela deixe de grudar. Terminou? Tampe a vasilha e deixe que a massa descanse por 30 minutos.

Unte bem uma assadeira, inclusive nas laterais.

Depois, espalhe o queijo ralado em toda a forma, abra a massa e coloque-a em cima do queijo. Depois de espalhar a massa, use uma faca e faça vários furos em todo o pão.

MODO DE PREPARO DO RECHEIO

Coloque o açúcar no leite morno, mexendo até dissolver por completo. Agora coloque a noz moscada e misture bem.

homem adicionando leite morno à receita

MONTAGEM

Despeje o recheio em cima da massa que está na assadeira. Aguarde 30 minutos. Passado esse tempo, leve ao forno médio até dourar.

Desenforme o pão de queijo doce enquanto ele ainda estiver morno. 

Receita de pão de queijo light

Quer comer um pão de queijo sem fugir da dieta? Então experimente fazer a versão light dessa delícia!

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de polvilho doce
  • 200 g de cream cheese
  • 1 gema
  • 5 colheres (sopa) de parmesão ralado
  • Sal a gosto
  • Manteiga para untar

MODO DE PREPARO

Com as mãos, misture todos os ingredientes em uma vasilha, até obter uma massa homogênea e consistente. Fala bolinhas e coloque-as em uma assadeira untada com manteiga.

Agora, leve os pães de queijo ao forno preaquecido, em temperatura média, por aproximadamente 20 minutos ou até que estejam douradinhos. Sirva em seguida.

tigela de madeira com pães de queijo

Receita de pão de queijo sem glúten

Quem é celíaco já está acostumado a não comer alguns quitutes, mesmo aqueles mais saborosos e cheios de memórias afetivas. Felizmente, existem opções para quem tem doença celíaca. Confira!

INGREDIENTES

  • 250 g de polvilho azedo
  • 300 g de requeijão
  • 100 g de parmesão ralado
  • Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Se achar necessário, ajuste o sal de acordo com a sua preferência. Sove bem a massa. 

Modele bolinhas pequenas, coloque-as em uma assadeira untada e leve ao forno, no fogo médio e preaquecido, por aproximadamente 30 minutos ou até que os pãezinhos estejam dourados. Sirva em seguida.

E aí, gostou das receitas? Na loja online da Caldo Bom, você tem três opções de mistura para pão de queijo, uma para cada tamanho de família. Aproveite!