Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

8 receitas de comidas e bebidas típicas de Festa Junina

Coleção Receitas

8 receitas de comidas e bebidas típicas de Festa Junina

Cachorro-quente, caldinho de feijão, canjica, pé de moleque, bolo de fubá... As comidas de Festa Junina são cheias de aromas e sabores inconfundíveis – e são as principais responsáveis por essa comemoração ser tão querida!

Confira nossas receitas de comidas e bebidas de Festa Junina e prepare-se para receber os elogios dos convidados do seu arraiá:

1. Caldinho de feijão fácil

Misture o caldinho de feijão Caldo Bom e a água fervente conforme as instruções da embalagem. Sirva com torresmo e a cebolinha picada por cima.

2. Cachorro-quente

Aqueça um fio de óleo em uma panela e refogue a cebola e o alho. Acrescente o molho de tomate e refogue mais um pouco. Adicione a salsicha, a salsinha, o sal e a pimenta e deixe cozinhar por 12 minutos.

Corte o pão de cachorro-quente no sentido do comprimento, coloque o molho e acrescente a batata palha Caldo Bom para servir.

3. Canjica com leite condensado

Lave a canjica de milho Caldo Bom em água corrente e deixe de molho com o açúcar por 4 horas. Depois, cozinhe na pressão com 2 litros de água por cerca de 20 minutos ou até que a canjica fique macie.

Acrescente o leite, o leite condensado, o leite de coco e o coco ralado e deixe ferver por 10 minutos com a panela aberta, mexendo sempre para não grudar no fundo. Tire do fogo quando a canjica estiver cremosa e polvilhe a canela em pó Caldo Bom para servir.

4. Bolo de fubá fácil

Antes de preparar o bolo, preaqueça o forno a 180 graus por 10 minutos. Em seguida, coloque a mistura para bolo de fubá Caldo Bom em uma tigela e adicione os ovos, o leite morno e a manteiga ou margarina, mexendo bem para incorporar.

Bata a massa na batedeira por 5 minutos em velocidade alta ou à mão por 7 minutos, até obter uma mistura homogênea. Transfira o bolo para uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno por cerca de 40 minutos.

Se desejar dar um toque ainda mais especial, prepare uma calda com 1 xícara de chá de açúcar e 50 ml de leite de coco. Faça furinhos na massa com um palito, jogue a calda sobre o bolo ainda quente e polvilhe com coco ralado.

5. Bolo flocão de liquidificador

  • 2 xícaras de chá de flocão de milho Caldo Bom
  • 1 xícara de chá de leite
  • ½ xícara de óleo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 4 ovos inteiros
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos. Transfira a massa para uma forma redonda com furo no meio untada com margarina e açúcar e asse por 40 minutos.

6. Pé de moleque

Preaqueça o forno a 180 graus por 10 minutos, distribua o amendoim Caldo Bom em uma assadeira formando uma camada única e leve para torrar por 20 a 25 minutos, mexendo a forma de vez em quando. Depois que o amendoim torrado esfriar, tire a pele esfregando um punhado com as mãos.

Leve ao fogo o amendoim, o açúcar e a margarina em uma panela, mexendo sempre. Quando começar a formar uma calda, adicione o leite condensado. Continue mexendo até soltar do fundo da panela (ponto de brigadeiro) e transfira para um tabuleiro untado com margarina. Espere amornar e corte em pedaços.

7. Quentão de cachaça

Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo para caramelizar. Adicione a água, o gengibre, o limão, os cravos-da-índia e a canela em rama e misture bem, até dissolver todo o açúcar. Junte a cachaça e deixe ferver em fogo baixo por 3 minutos. Passe por uma peneira e sirva quente.

8. Quentão de vinho (vinho quente)

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, deixando por mais 10 minutos depois que levantar fervura. Sirva quente.

Agora que você já tem um cardápio de Festa Junina completo, confira também nossas dicas de decoração para deixar seu arraiá ainda mais divertido.