Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Como fazer polenta: 4 receitas deliciosas

Coleção Receitas

Como fazer polenta: 4 receitas deliciosas

Das mesas mais simples do norte da Itália para as cozinhas mais requintadas da alta gastronomia, a polenta conquistou o paladar de gerações e gerações das mais diversas famílias. Por isso, esse prato está na memória afetiva de muita gente até hoje. O problema é que nem sempre conseguimos fazer aquela receita de polenta igualzinha à da Nonna, não é mesmo? Se esse é o seu caso, você precisa experimentar nossas dicas. Confira:

1. Polenta básica

Coloque a água, a manteiga e o sal em uma panela grande e leve ao fogo médio. Quando levantar fervura, acrescente o fubá Caldo Bom aos poucos e mexendo sem parar para não formar grumos. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Sirva a polenta com queijo ou o molho da sua preferência.

2. Polenta com queijo

  • 2 xícaras de chá de fubá de milho amarelo Caldo Bom
  • 2 xícaras de chá de água fria
  • 2 litros de caldo de legumes, frango ou carne
  • 6 colheres de sopa de parmesão ralado
  • ½ xícara de creme de leite
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
  • Cubinhos de queijo para servir (muçarela, prato, meia-cura etc.)

Coloque o caldo em uma panela grande e leve ao fogo médio. Enquanto o caldo aquece, dilua o fubá Caldo Bom na água fria. Quando a panela levantar fervura, acrescente o fubá diluído aos poucos mexendo com uma colher de pau, espátula de silicone ou fouet. Assim que a polenta começar a engrossar e ficar com consistência de mingau, deixe cozinhar por mais 10 minutos para uma polenta mais cremosa ou mais 20 minutos para uma polenta mais firme. Continue mexendo a panela para não grudar no fundo. Ao fim do tempo de cozimento, desligue o fogo e acrescente o parmesão ralado, o creme de leite, o sal e a pimenta. Misture bem até incorporar todos os ingredientes. Para servir, coloque metade da polenta em uma travessa, distribua os cubinhos de queijo e cubra com o restante da receita.

3. Polenta cremosa gratinada

Coloque o caldo de legumes em uma panela grande e leve para ferver em fogo médio. Enquanto isso, dilua o fubá Caldo Bom em água fria. Quando levantar fervura, acrescente o fubá diluído e mexa vigorosamente com uma colher de pau ou batedor de arame por cerca de 2 minutos. Acrescente o creme de leite e mexa por mais 2 minutos, sem parar de mexer. Adicione 2 xícaras de queijo parmesão ralado (reserve ¼ de xícara) e mexa por 2 minutos. Junte a manteiga e continue misturando os ingredientes por mais 2 minutos. Depois desse tempo, tempere com sal e pimenta a gosto e tire a panela do fogo. Em seguida, coloque a panela em um refratário, despeje o restante do queijo ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido a 220 graus por 25 minutos ou até formar a casquinha e dourar.

4. Petisco de polenta assada

  • 1 receita de Polenta Básica (receita 1) pronta e firme (deixe na geladeira para firmar)
  • 1 colher de sopa cheia de alecrim ou orégano desidratado
  • 3 dentes de alho picado em pedacinhos
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • Sal e pimenta a gosto

Ligue o forno a 210 graus e deixe pré-aquecer. Enquanto isso, corte a polenta já preparada conforme a receita de polenta básica, formando tirinhas ou cubinhos. É importante que a polenta esteja fria e bem firme. Transfira a polenta para um recipiente e acrescente o alecrim ou orégano, o alho picado, o azeite, o sal e a pimenta, misturando bem todos os ingredientes. Coloque a polenta em uma assadeira antiaderente ou forrada com papel-manteiga e leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até corar levemente a parte de baixo. Vire os cubinhos ou tirinhas e deixe assar por mais 15 minutos para corar do outro lado. Está pronto para servir. Agora que você sabe como fazer polenta, aproveite para reunir toda a família para saborear esse prato delicioso e relembrar os almoços de antigamente. Buon appetito! Fonte(s): Life Initaly