Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

5 receitas para fazer o melhor purê de batata de todos os tempos

Coleção Receitas

5 receitas para fazer o melhor purê de batata de todos os tempos

Cite a primeira coisa que vier na cabeça que seja melhor do que purê de batata cremoso, amanteigado, fumegante e perfeito! Vê? Você não consegue! Recheado de sabor, fácil de fazer, o mais clássico dos clássicos. Realmente, temos infinitas formas de descrever esse que é sempre o acompanhamento favorito da multidão.

Então, hoje, permita-nos apresentar as 5 receitas mais incríveis para você fazer o melhor purê de batata de todos os tempos! Elas combinam com costelas de porco, músculo ao molho, carne ensopada, paleta de cordeiro com crosta de limão, filé mignon, robalo assado e, claro, uma salada… Com certeza, elas definem nossa ideia de perfeição!

Agora, obviamente, todos têm o direito de ter suas próprias opiniões sobre

o que exatamente constitui a receita de purê de batata perfeita. Porém, mesmo que você pense diferente sobre usar ou não a casca, rústica ou amanteigada, picante ou básica, feita com ou sem o toque sutil do alho, vai concordar que a iguaria em si está no topo das preferências de acompanhamento, seja em casa ou no restaurante. 

Mas o que de fato separa o incrível purê de batata dos outros não tão incríveis assim? Acompanhe-nos linha por linha neste super conteúdo cheio de dicas, e, se não aguentar a ansiedade, pule livremente para as receitas, selecionadas pela equipe Caldo Bom, e faça sua própria combinação definitiva. 

Escolha bem a batata

Começar com o tipo certo de batata é importantíssimo para alcançarmos a textura e sabor inigualáveis. A indicada para isso é aquela com bastante amido e pouca água, como a Bintje rosada ou a Asterix, a Russa também faz um purê excelente. Se você tiver duas dessas em casa, faça uma mistura 50/50 de ambas! O casamento oferecerá o melhor dos dois mundos.

Descasque - ou não

O debate é antigo, mas descascar as batatas ou não depende inteiramente de você. Na cozinha da Caldo Bom, muitas vezes optamos por deixar a casca porque adoramos a textura que ela adiciona ao purê.

Eleve o nível da receita

Estas super receitas não são apenas de purê de batata básico, portanto, há adição de queijos e especiarias. Claro, você decide acrescentá-los, se assim quiser. 

Nada de água nas batatas

Água demais será inimiga do seu purê! A boa notícia é que você pode evitar isso. Simplesmente, corte as batatinhas antes de ferver (eu sei, muitos de nós costumamos cozinhá-las inteiras, mas o problema é que dessa maneira, elas ficam prontas de forma desigual). Em tamanhos menores, o cozimento é rápido e uniforme. 

Também não ferva demais

Na verdade, a dica correta é: a expressão “um olho no peixe, o outro no gato” não funciona. Não faça muitas tarefas ao mesmo tempo perto do momento que o cronômetro indicar o cozimento das batatas. Inseriu a faca com facilidade? Desligue o fogão. 

Seque bem antes de espremer

Pode não parecer importante, mas escorrer as batatas e devolvê-las imediatamente à panela quente, no fogo baixo, faz uma grande diferença no resultado final. Além disso, agitar suavemente a caçarola por 1 minuto liberará um pouco do vapor e da umidade das batatas, que tanto queremos evitar. 

Não tema a manteiga

Nossas receitas variam entre 3 e 4 colheres de sopa de manteiga, mas os entusiastas podem até querer usar mais… Gostamos de derretê-la com leite em uma panela, de modo que a mistura esteja quente quando for derramada no purê.

Misture com moderação!

Aconselhamos mexer os líquidos no purê de batata até que estejam apenas misturados. Caso contrário, se você pesar a mão, eles podem ficar com um aspecto pegajoso, o que não é bom.

Não tenha medo de incrementar 

Um purê cremoso e encorpado é uma tentação culinária irresistível, não é? Então, te encorajamos a adicionar queijos (cheddar, mussarela, gruyère ou parmesão ralado), pedaços de bacon cozido, cebolinhas, ervas frescas, o que preferir. Isso, claro, depois de você misturar a batata amassada, leite e a manteiga. 

Certo, agora que você sabe tudo o que é necessário para arrasar no preparo, bora partir para as receitas? Bom apetite!

Purê de batata com cebola caramelizada 

Ingredientes: 

  • 1 kg de batata 
  • 3 cebolas
  • 3 colheres (sopa) de manteiga 
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • Noz-moscada Caldo Bom ralada na hora a gosto
  • sal a gosto

Modo de preparo: 

  1. Encha uma panela grande com água e, numa tábua, corte as batatas em pedaços pequenos e leve imediatamente à panela, para que não oxidem. Acrescente um pouco de sal à água e leve ao fogo alto. 
  2. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que as batatas fiquem bem macias (espete com um garfo ou faca para verificar o ponto)
  3. Descasque as cebolas, corte ao meio no sentido do comprimento e fatie fino.
  4. Coloque uma frigideira grande com óleo para aquecer e junte a cebola, abaixe o fogo e refogue até ficarem macias e bronzeadas. Depois, transfira a cebola para a tábua e pique grosseiramente. Reserve.
  5. Escorra bem a água das batatas e jogue o leite numa panela para aquecer em fogo baixo (sem deixar ferver). Passe as batatas quentes por um espremedor e devolva para a panela do cozimento. 
  6. Junte a manteiga e o leite quente à batata espremida. Tempere com sal e uma boa pitada de noz-moscada. Misture. 
  7. Leve a panela ao fogo baixo e mexa vigorosamente até o purê começar a borbulhar. Desligue o fogo, acrescente a cebola caramelizada e misture. Prove o sabor e sirva a seguir. 

Batata com bacon

Ingredientes: 

  • 1 kg de batata
  • 3 colheres (sopa) de manteiga, mais 1 para enfeitar 
  • 1 xícara (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de nata
  • bacon a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta do Reino Caldo Bom
  • Queijo ralado para enfeitar

Modo de preparo: 

  1. Em uma panela grande, cubra as batatas com água e adicione sal. Deixe ferver e cozinhe até ficarem totalmente macias, de 16 a 18 min. Escorra e volte com elas para a panela.
  2. Esprema as batatas até ficar uma massa homogênea. Reserve.
  3. Em uma panela pequena, derreta a manteiga e o leite até aquecer. Preserve uma colher de manteiga derretida para enfeitar. 
  4. Despeje as batatas sobre a mistura de leite e manteiga morna, mexa até ficar cremoso. Acrescente a nata e misture. 
  5. Tempere o purê com sal e a pimenta do reino.
  6. Transfira as batatas para uma tigela e cubra com a colher de manteiga restante, queijo ralado e o bacon antes de servir.

Batata com pinhão 

Ingredientes: 

  • ½ kg de batata
  • 1 xícara (chá) de nata
  • 150g de pinhão cozido
  • Salsinha e cebolinha
  • Sal a gosto

Modo de preparo: 

  1. Cozinhe o pinhão e descasque, enquanto também cozinha as batatas já descascadas. Com a ajuda de um mixer ou liquidificador, bata bem o pinhão com a nata.
  2. Acrescente as batatas ainda quentes e deixe bater junto (como a batata tem muito amido e o pinhão igualmente, a tendência é que o creme fique bem espesso. Se for necessário, adicione mais nata)
  3. Finalmente, leva a mistura ao fogo médio e tempere com sal. Para melhorar a apresentação e o sabor,  cubra com salsinha e cebolinha.

Batata com wasabi

Ingredientes: 

  • 1 kg de batata
  • 1 colher (sopa) de wasabi
  • 4 colheres (sopa) de manteiga 
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, cozinhe as batatas com casca até ficarem macias. Escorra, espere esfriar um pouco e corte em pedaços. 
  2. Passe as batatas em um espremedor, junte a manteiga, tempere com sal e pimenta. Mexa até misturar completamente a manteiga.
  3. Junte o wasabi aos poucos (vá testando o sabor) e, quando estiver no ponto, sirva livremente. 

Super Dica! Além dessas incríveis variações, veja abaixo nossa mistura especial semipronta para fechar este post bombando:

Purê Manteiga Caldo Bom

Modo de preparo: 

  1. Em uma panela, coloque todo o conteúdo do pacote e acrescente 300ml de água fervente. 
  2. Mexa até obter uma massa encorpada e homogênea.
  3. Acrescente uma colher de requeijão cremoso, misture e sirva (para deixar seu purê ainda mais cremoso, utilize 300ml de leite fervido ao invés de água).

Fez um purê de batata perfeitamente rico, encorpado, cremoso e irresistível? Acesse nossas redes sociais clicando nos ícones abaixo e deixe o seu comentário - vamos adorar saber como foi!