Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Saiba tudo sobre o arroz biro-biro

Curiosidades

Saiba tudo sobre o arroz biro-biro

Você não precisa ser muito fã de futebol para conhecer grandes nomes do esporte, não é mesmo? Um dos nomes que deixaram sua marca no futebolismo nacional com certeza é o de Biro-Biro , que fez sua carreira atuando como volante por 10 anos no Corinthians. E o que é que esse jogador tem a ver com o prato chamado arroz biro-biro? Bem, absolutamente tudo!

O prato bastante popular no estado de São Paulo, mas queridinho também em diversas outras regiões do país devido ao seu sabor e praticidade, foi uma daquelas iguarias que nasceram por acaso e cuja história é interessante de conhecer.

Tudo começou com uma reclamação do jornalista Tarso de Castro enquanto apreciava as carnes da famosa churrascaria Rodeio, em São Paulo. Cansado do arroz branco simples, Castro chamou o Maitre Cecílio e disse que o restaurante poderia começar a pensar em servir um arroz mais bem elaborado para acompanhar as carnes grelhadas do restaurante.

Cecílio prontamente foi à cozinha e repassou o pedido do cliente que, minutos depois, recebeu um arroz preparado especialmente para ele, acompanhado de pedaços de ovos fritos. Thomaz Souto, também jornalista e que estava almoçando com o amigo Castro, resolveu dar seu palpite também e sugeriu que o cozinheiro adicionasse bacon e batata palha ao arroz com ovo. Assim foi feito.

Foi o Maitre Cecílio, corintiano de carteirinha, que, ao ver o prato final, acabou fazendo a associação do arroz com ovo e batata palha com seu ídolo do futebol, Biro-Biro. Segundo Cecílio, os pedaços de batata palha espalhados no arroz lembravam muito os cabelos louros e compridos do famoso jogador de futebol.

A partir de então, o arroz biro-biro  virou sucesso absoluto, e a tradição na churrascaria Rodeio passou a ser a de preparar a iguaria em frente aos clientes, adicionando bacon frito e os pedaços de ovos, feitos com antecedência na cozinha, no momento de servir — a batata palha é sempre a última a ser colocada.

Saiba tudo sobre o arroz biro-biro

Nós gostamos demais dessas histórias a respeito da criação de pratos tradicionais e que fazem sucesso na mesa do brasileiro. Agora que você já sabe por que o arroz biro-biro  tem esse nome e como foi que tudo começou, que tal preparar o seu em casa? Confira a receita:

Arroz biro-biro 

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Frite o bacon, sem adicionar outros tipos de gordura, até que ele fique bem dourado e crocante. Reserve o bacon e mantenha a gordura da fritura na panela.
  2. Bata os ovos levemente e os cozinhe na panela onde o bacon foi frito, mexendo sempre e cuidando para que eles não fiquem muito duros e secos.
  3. Coloque o bacon, a cebolinha e, em seguida, o arroz, mexendo tudo muito bem.
  4. Por fim, adicione o cheiro-verde.
  5. Tempere com sal e pimenta moída do reino, caso sinta necessidade de corrigir o sabor.
  6. Coloque a batata palha quando o arroz estiver pronto para ser servido.

Alguns chefs recomendam usar o arroz amanhecido, mas isso fica a seu critério, é claro — feito na hora ou no dia anterior, com certeza o seu arroz biro-biro vai ficar uma delícia. Se você não tiver bacon em casa ou se simplesmente quiser mudar de ingrediente, é possível usar linguiça calabresa, também frita em cubinhos, como uma opção de substituição.

+ Você pode gostar:

Nós na cozinha Caldo Bom escolhemos o arroz basmati para fazer esta receita porque ele fica bem soltinho depois de cozido, o que facilita o preparo do prato.

E aí, agora que você já conhece a história curiosa por trás da criação da famosa receita, que tal preparar a sua versão dessa delícia? Além de saboroso, o arroz biro-biro é muito prático e ideal para aquelas refeições mais simples, de um prato só. É claro que você pode preparar os acompanhamentos que desejar, mas, caso não tenha tempo sobrando, só o arroz biro-biro já vale por uma refeição. E que refeição!