Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Saiba tudo sobre o fubá e seus benefícios

Alimentação Saudável

Saiba tudo sobre o fubá e seus benefícios

Fubá é o termo que os povos de origem africana utilizavam para se referir à farinha. Hoje, a palavra herdada se refere a um tipo bem específico de farinha: aquela que é obtida por meio da moagem de grãos de milho e que, séculos atrás, os colonizadores portugueses utilizavam para o preparo de pratos como mingau, bolos, broas, pudins e cremes de milho – todos populares até os dias de hoje.

A culinária brasileira é grande adepta do fubá, e se você gosta de uma boa polenta com frango na hora do almoço, ou de um bolo de fubá com café ao fim da tarde, sabe bem do que estamos falando. 

Para melhorar, o ingrediente, além de versátil e saboroso, é também considerado saudável, então você pode colocar pratos feitos com fubá em seu plano alimentar que isso não será problema! Como tudo na vida, o segredo é buscar o equilíbrio – dessa forma, embora seja um item considerado calórico, o fubá não vai atrapalhar a sua dieta ou impedir a perda de peso, se esse for o seu objetivo.

Quais são os benefícios do fubá para a saúde? 

Você pode utilizar fubá no preparo de receitas doces e salgadas, o que só comprova como esse alimento é realmente versátil. Então, da próxima vez que estiver comendo um bolo quentinho de fubá ou um até mesmo um mingau, lembre-se dos benefícios desse ingrediente:

  • Ótimo para casos de desnutrição ou perda de peso devido à doença: Olha só que bacana, o fubá é muito utilizado para pessoas que emagreceram demais por algum motivo e precisam ganhar peso;
  • É um alimento sem glúten, tornando-se um excelente ingrediente para quem tem doença celíaca;
  • Como é uma fonte de ácido fólico, essencial para a formação neurológica dos bebês, o fubá é um excelente alimento para mulheres grávidas;
  • Rico em fibras, o fubá colabora com o bom funcionamento do intestino;
  • O alimento também é fonte de niacina, zinco, ferro, potássio, fósforo e magnésio, elementos essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico e do organismo como um todo;
  • O fubá também é conhecido por diminuir as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas, obesidade e diabetes.

Diferenças entre fubá e farinha de milho

Será que fubá e farinha de milho são a mesma coisa? De acordo com as regras de normatização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os dois produtos podem ser considerados iguais devido à forma como são obtidos, que é pela moagem dos grãos de milho.

Fuba, farinha e milho

Mas se você disser isso a um chef de cozinha, é bem provável que ele discorde, até mesmo porque os dois produtos são utilizados para preparos diferentes e cada um deles tem sua função específica. Entenda as diferenças:

Farinha de milho flocada

Esse tipo de farinha de milho é feito com a hidratação dos grãos de milho. Depois de hidratados, os grãos são triturados e torrados, resultando na farinha que você conhece bem e que tem flocos mais grossos e bem secos – em algumas regiões, a farinha de milho flocada é também chamada de farinha biju.

Fubá de milho

O grão utilizado para a produção do fubá é médio, e o processo inclui a moagem de milho germinado. O fubá é, portanto, uma farinha bem mais fina e com maior capacidade quando o assunto é a absorção da água.

Quais são os tipos diferentes de fubá?

Existem tipos diferentes de fubá, e cada um deles é mais indicado para o preparo de alguns pratos. Veja quais são essas variedades e seus nomes:

  • Fubá tradicional: É aquele fubá que todo mundo conhece bem e é obtido pela moagem dos grãos de milho, resultando em uma farinha considerada média.
  • Fubá mimoso: Esse fubá de nome bonito é aquele bem fino, utilizado principalmente para fazer polenta e o delicioso bolo de fubá.
  • Semolina: Chamada também de sêmola, a semolina é uma farinha grossa utilizada principalmente para fazer pães e broas. 

Qual é a diferença entre fubá branco e fubá amarelo?

A diferença é bem lógica e tem relação com a cor dos grãos escolhidos para a moagem. O fubá branco é feito a partir do milho branco, e o fubá amarelo, do milho amarelo.

Em relação ao sabor, o fubá amarelo é mais adocicado, por isso é mais comumente utilizado nas receitas doces que levam esse ingrediente. Além do sabor mais doce, esse tipo de fubá é mais rico nas vitaminas A e as do complexo B.

O que muita gente não sabe é que existe também um tipo de fubá que é azul! Isso mesmo. Ainda que alguns fabricantes usem corantes para comercializar esse produto, o fubá azul original é feito com grãos do milho raro azul e, por isso mesmo, não é muito fácil de ser encontrado.

A Caldo Bom conta com uma linha extensa de produtos à base de milho, para que você possa variar na hora de preparar os mais diversos quitutes. Veja só o que temos aqui:

Agora que você já aprendeu tudo sobre esse ingrediente delicioso, escolha seu prato favorito à base de fubá e mãos à obra!