Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Entenda o significado dos símbolos das Festas Juninas

Curiosidades

Entenda o significado dos símbolos das Festas Juninas

Que atire o primeiro chapéu de palha quem não começa a pensar nas festas juninas logo no começo do mês de maio. Por ser o primeiro grande evento depois do Carnaval, os brasileiros de todos os cantos do país capricham na hora de se preparar para viver à base dos símbolos que mais amamos e que têm a cara do friozinho de junho e julho: fogueiras, bandeirolas, quadrilha, fogos de artifício, bandeiras de santos e tudo aquilo que não falta num bom arraiá.

Se você gosta de fazer bonito e caprichar em itens que vão além da vestimenta e do preparo dos quitutes, que tal aprender um pouco mais a respeito da simbologia dessa festa tão amada? Hoje, falaremos exatamente sobre os significados por trás dos acessórios e das tradições relacionadas a uma das maiores festividades brasileiras. 

E se você adora Festa Junina e gosta de preparar seu próprio arraiá, confira a nossa página, aqui no blog Caldo Bom, destinada apenas ao festerê mais divertido de todos os tempos.

Significados dos símbolos das festas juninas

Como dá para imaginar, cada um dos símbolos presentes nas festas juninas tem um significado. Confira alguns deles a seguir:

Fogueiras

Parte fundamental de toda festa junina de raiz, as fogueiras são um símbolo da proteção contra os maus espíritos. Antigamente, era comum a crença de que, quando uma plantação não ia para frente, os culpados eram os espíritos malvados. O ato de dançar ao redor de uma fogueira representa, portanto, um agradecimento pela colheita farta e um desejo de que as energias negativas se afastem. 

Além disso, como as festas acontecem durante os meses de inverno, a fogueira ganhou o coração das pessoas por trazer um conforto térmico interessante nos dias mais gelados.

mulher sorrindo perto de uma fogueira de festa junina

Bandeirolas

As bandeirolas deixam qualquer festa mais bonita, mas a função desses adereços vai além da mera decoração. Quando a tradição das festas juninas teve início, o costume era decorar o ambiente com bandeirinhas que tivessem imagens de santos, para abençoar a festa e trazer energias relacionadas a aspectos como harmonia e prosperidade. 

Hoje, as bandeirinhas costumam ser coloridas e são colocadas, tradicionalmente, no espaço onde as pessoas vão dançar a quadrilha, para criar uma espécie de “teto”.

bandeirolas de festa junina

Quadrilha

Festa junina sem quadrilha, não dá. Um dos maiores símbolos do arraiá tem sua origem nas danças de salão francesas, que eram chamadas de “quadrille”. A dança foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e, desde então, o ritual festivo é sinônimo de sucesso.

Foram os portugueses também que trouxeram a tradição das vestimentas típicas de quem vai dançar a quadrilha: vestidos rodados e com estampas e camisas divertidas que, com o tempo, se transformaram em estampas xadrez. 

pessoas dançando quadrilha em festa junina

Fogos de artifício

De forma semelhante ao que acontece com a fogueira, a tradição dos fogos de artifício nas festas juninas também foi implementada para que os espíritos ruins fossem espantados do festerê e da região onde a festa acontecia.

mulher acendendo fogos de artifício pequeno em festa junina

Balões

Os belíssimos balões de festa junina surgiram porque, antigamente, a prática de soltar balões era algo comum, especialmente para avisar os moradores de cada região a respeito do começo do festerê. Hoje, sabemos que soltar balões é algo perigoso e não recomendado, mas isso não impediu que versões menores dos adereços fossem criadas, agora com função decorativa, apenas.

balão decorativo de festa junina

Pau de Sebo

A brincadeira do pau de sebo é uma das mais clássicas quando falamos em festa junina. O objetivo é oferecer um prêmio em dinheiro para incentivar que mais pessoas tentem subir o mastro, que fica lambuzado de gordura. Quem chegar ao topo, ganha a quantia de dinheiro estipulada pelo evento. 

pau de sebo de festa junina

Casamento Caipira

O casamento caipira é um momento divertido de toda festa junina. A brincadeira é uma grande encenação, que mostra como um casamento acontece mesmo em meio a diversos “problemas técnicos”, como o noivo bêbado ou o pai da noiva descobrindo que a filha está grávida. Com direito a delegado e muita bagunça, o casamento acontece e os noivos dão início à dança da quadrilha logo em sequência.

pessoas se divertindo em casamento caipira na festa junina

Comidas típicas

O cardápio mais clássico das festas juninas tem a ver com a colheita de ingredientes como o milho, que dá origem a quitutes como bolo de fubá, canjica, pamonha, bolo de milho, pipoca, milho cozido e por aí vai. As bebidas também cativam quem quer se aquecer nas noites mais frias, por isso não dá para faltar quentão e vinho quente!

comidas típicas de festa juninaVocê pode gostar:

Viu só como há muita coisa por trás dos símbolos que conhecemos tão bem? Agora é só esperar pela época das festas juninas, caprichar no visual e aproveitar o festerê! Ê, trem bão, sô!