Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

12 tipos de especiarias e temperos para ter na cozinha

Dicas

12 tipos de especiarias e temperos para ter na cozinha

Você se lembra das aulas de História sobre as Grandes Navegações? Fazendo uma rápida recapitulação, talvez você se recorde do motivo que levou os europeus a se arriscar em longas viagens pelos oceanos: trata-se das especiarias orientais, ou, melhor dizendo, dos temperos. Naquela época, entre os séculos XV e XVI, as especiarias não podiam ser cultivadas na Europa em função do clima, então elas eram importadas da Índia e da China. Em consequência, o preço desses temperos era altíssimo, transformando-os em itens de luxo. Felizmente, os temperos hoje são bem mais acessíveis. Isso, porém, não significa que todo mundo saiba como utilizá-los. Se esse é o seu caso, confira nosso guia com as propriedades e os usos das principais especiarias que você precisa ter na sua cozinha:

1. Açafrão

Também conhecido como cúrcuma, o açafrão ou açafrão-da-terra é uma especiaria que veio da Índia e é muito apreciada na culinária tradicional desse país, sendo o ingrediente principal do curry. Por aqui, ele é bastante utilizado para conferir cor e sabor a pratos como arroz, sopas, frango, carne vermelha e legumes cozidos. Além de seu uso na cozinha, esse tempero contém substâncias antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento, doenças degenerativas, diversos tipos de câncer e problemas cardiovasculares.

2. Camomila

Muito conhecida por suas propriedades calmantes, a camomila é bastante consumida em forma de chá. Porém, essa planta medicinal também pode ser utilizada para aromatizar bolos e sobremesas, combinando muito bem com sabores cítricos.

3. Canela em pó

De sabor quente, picante, doce e amadeirado, a canela já era usada no Oriente Médio por volta de 2000 a.C. Ela foi levada para a Europa pelos comerciantes árabes, e de lá ela se espalhou para o restante do mundo. Conhecida por suas propriedades termogênicas, a canela em pó também é muito utilizada em bolos, tortas, pães, roscas, biscoitos e sobremesas, além de trazer um toque oriental ao café. Além disso, essa especiaria participa de pratos salgados. Embora esse uso seja menos frequente por aqui, a canela é um ingrediente presente na cozinha árabe e libanesa em receitas de massas, aves assadas, quibe e arroz marroquino.

4. Canela em rama

Antes de ser moída para virar pó, a canela é encontrada em ramas. Suas propriedades são as mesmas nas duas versões, mas o sabor e o aroma são mais intensos antes de essa especiaria ser triturada. A canela em rama tem a vantagem de não alterar a cor do prato, por isso ela é bastante utilizada no preparo de receitas como arroz doce e canjica, enquanto a canela em pó é polvilhada apenas na hora de servir.

5. Cravo-da-índia

Assim como a canela, o cravo-da-índia era uma especiaria do Oriente muito apreciada pelos europeus na época das Grandes Navegações, sendo até hoje conhecido por suas propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e termogênicas. Na culinária brasileira, o cravo é bastante utilizado como aromatizante para pratos doces, como compotas de frutas, arroz doce, canjica e cocada. Porém, ele também forma uma boa combinação com abóbora, batata-doce e cenoura e carnes de caça.

6. Cebolinha

A cebolinha realmente faz parte da família da cebola e do alho, tanto que suas folhas também têm sabor pungente, mesmo que mais suave do que seus “primos”. Ela combina muito bem com uma diversidade de pratos, incluindo alimentos ricos em amido (como batata, arroz e polenta), carnes, aves, sopas, saladas e omeletes.

7. Salsinha

Assim como a cebolinha, a salsinha combina com alimentos ricos em amido, como pratos à base de batata ou grãos, além de ressaltar o sabor de legumes ricos em pigmentos laranja, como abóbora e cenoura. Muitas vezes, esses dois temperos são vendidos juntos com o nome de “cheiro-verde”, uma combinação muito tradicional na culinária brasileira. Atenção: em alguns estados das regiões Norte e Nordeste, o cheiro-verde é composto por cebolinha e coentro.

8. Colorau

O colorau é uma especiaria típica do Brasil e de outros países da América do Sul. Também conhecido como urucum, ele é proveniente dos frutos do urucuzeiro e foi primeiro utilizado pelos povos indígenas na fabricação de tintas para pintura corporal. De sabor suave e adocicado, ele é bastante utilizado como aromatizante e corante natural em pratos como carnes e molhos.

9. Louro

O louro é uma especiaria de origem turca que apresenta uma riquíssima combinação de sabores: são mais de 50 compostos aromáticos que lembram o aroma de tomilho, coentro, hortelã e orégano. Mesmo com tamanha complexidade de sabores, o louro é um tempero muito utilizado no dia a dia, especialmente no preparo do feijão e da lentilha. Além disso, ele combina perfeitamente com sopas, molhos, carnes e aves.

10. Manjericão

Muito apreciado na cozinha mediterrânea e italiana, o manjericão é uma especiaria que confere frescor ao prato. Seu sabor forma excelentes combinações com temperos como alho, azeite e suco de limão. Em função disso, essa erva é muito utilizada em receitas que levam molho de tomate, como as massas, além de ser adicionada a legumes assados e à finalização das pizzas.

11. Orégano

Muito presente nas pizzas, o orégano é da mesma família que o manjericão, por isso ele também combina com pratos que levam tomate, azeite ou suco de limão. Esse tempero se torna ainda mais aromático quando desidratado, podendo ser utilizado no preparo de carne bovina, cordeiro, peixes e legumes como abobrinha, berinjela, brócolis, couve-flor etc.

12. Noz-moscada

De sabor adocicado e quente, a noz-moscada é uma especiaria ideal para valorizar receitas mais encorpadas, como massas com molho branco ou à base de queijo, pratos gratinados e fondues. Além disso, ela pode ser utilizada como aromatizante em pratos e bebidas doces, como compota de frutas e chocolate quente.

*****

Agora que você conhece mais sobre as propriedades e os usos desses temperos, que tal colocar sua criatividade à prova na cozinha? Com um pouco de prática, você logo vai descobrir como seus pratos podem ficar ainda mais saborosos ao acrescentar um “segredinho” exclusivo seu! Fonte(s): Cozinha Técnica [1], [2], [3] e [4], Abril Saúde, Dicas de Mulher e Tudo Gostoso