Conheça os benefícios da aveia para a saúde

Você já ouviu falar nos benefícios da aveia na nossa alimentação? Rico em fibras, vitaminas e minerais, esse cereal traz muitas vantagens para a saúde, além de ter um sabor suave e ser muito versátil. Conheça as principais propriedades da aveia e saiba por que incluí-la no seu dia a dia:

1. É rica em vitaminas e minerais

A aveia tem uma composição nutricional muito interessante para o organismo, oferecendo boas quantidades de uma série de macronutrientes, vitaminas e sais minerais.

Na tabela abaixo, você pode observar as quantidades dos principais componentes encontrados em 2 colheres de sopa (40 gramas) desse cereal e quanto isso representa considerando a ingestão diária recomendada (IDR) para um adulto médio:

Nutriente Quantidade % IDR
Energia 157 g 8%
Carboidratos 26,6 g 10%
Proteínas 5,56 g 11%
Fibras 3,64 g 12%
Gorduras totais 3,4 g
Magnésio 47,6 mg 15%
Manganês 0,76 mg 38%
Fósforo 61 mg 9%
Ferro 1,76 mg 10%
Zinco 1,04 mg 11%
Tiamina (vitamina B1) 0,22 mg 20%
Niacina (vitamina B3) 1,79 mg 13%

Como podemos perceber, uma porção média de aveia apresenta quantidades bastante significativas de diversos nutrientes, contribuindo para o suprimento adequado das necessidades do corpo.

2. Fornece energia e carboidratos bons

A aveia é rica em carboidratos, nutrientes que são transformados em açúcar (glicose) para que o corpo possa utilizar como energia. Embora muitas vezes sejam vistos como vilões das dietas – pois a glicose não consumida é armazenada em forma de gordura –, os carboidratos são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.

A vantagem da aveia em relação a outras fontes desse nutriente, como massas e pães à base de farinha branca, é que esse cereal é rico em fibras e fornece os chamados “carboidratos bons”. Isso significa que eles levam mais tempo para serem transformados em glicose, fornecendo energia de maneira gradual.

3. Colabora com o controle da diabetes

O fato de conter carboidratos “bons” ou complexos também faz com que a aveia seja um alimento benéfico para pessoas com diabetes, pois a liberação gradual da glicose evita que o nível de açúcar do sangue suba repentinamente.

Além disso, por ser rica em fibras, a aveia ajuda a reduzir a absorção da glicose pelo intestino, contribuindo para o controle da glicemia (taxa de açúcar no sangue).

4. Ajuda a combater o acúmulo de gordura

A aveia não é um alimento com teor calórico reduzido, porém, se consumida da forma correta, ela pode sim auxiliar processos de emagrecimento. Isso acontece pelo mesmo princípio de controle do diabetes por promover uma liberação gradual da glicose.

Por ter um baixo índice glicêmico e não causar um pico de açúcar no sangue, a aveia não desperta a secreção de grandes quantidades de insulina de uma vez só.

Como a insulina faz com que o açúcar entre nas células e seja armazenado em forma de gordura, principalmente na região abdominal, esse cereal ajuda a saciar a fome e a nutrir o organismo sem levar a esse efeito de acúmulo de tecido adiposo.

5. Evita as “beliscadas” entre as refeições

Outra característica da aveia que ajuda a emagrecer é a sua capacidade de prolongar a saciedade, evitando que você sinta vontade de fazer lanchinhos entre as refeições programadas.

Esse efeito acontece por meio de dois mecanismos. O primeiro deles está relacionado às fibras solúveis desse cereal. Quando chegam ao estômago, essas fibras absorvem a água e se expandem, formando um gel que dá mais sensação de plenitude.

O segundo mecanismo está novamente relacionado com a insulina. Ao não provocar uma grande liberação desse hormônio, a aveia evita que ele aja sobre o hipotálamo e reduza o controle sobre o apetite, o que diminuiria a duração da saciedade.

6. Faz bem para o colesterol, o coração e os vasos sanguíneos

Mais um dos benefícios da aveia está no fato de que esse cereal contém betaglucana, um tipo de fibra que é especialmente importante para a redução do colesterol “ruim” (LDL). Além disso, ela fornece antioxidantes que previnem a formação de placas de colesterol nas artérias.

Dessa forma, a aveia contribui para a diminuição do risco de bloqueios nos vasos sanguíneos, doença coronariana, acidente vascular cerebral (derrame) e infarto agudo do miocárdio, preservando a saúde cardiovascular.

7. Combate a prisão de ventre e o câncer de cólon

Além das fibras solúveis, a aveia contém as chamadas fibras insolúveis, que não são digeridas pelo estômago e chegam intactas ao intestino. Por lá, elas contribuem para o aumento de volume do bolo fecal e pela estimulação dos movimentos peristálticos (intestinais), facilitando o trajeto dos resíduos até a sua eliminação.

Dessa forma, a aveia ajuda a combater a prisão de ventre e também contribui para a eliminação das toxinas. Em consequência, o consumo desse cereal auxilia a prevenção do câncer de cólon, pois o contato das substâncias irritantes com a mucosa intestinal é reduzido.

Para aproveitar todos esses benefícios da aveia para a saúde, recomenda-se consumir 1 a 2 colheres de sopa todos os dias, seja misturada a frutas, leite, iogurte, sopas e saladas ou como ingrediente de preparações como mingau, pães, biscoitos e bolos. Vale a pena incluir a aveia no seu cardápio!

Fonte(s): CFNUFJF [1][2] e [3] e Mundo Boa Forma

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