Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Receitas de bolo de chocolate para comemorar o Dia Mundial do Chocolate

Coleção Receitas

Receitas de bolo de chocolate para comemorar o Dia Mundial do Chocolate

Você sabia que no dia 7 de julho é comemorado o Dia Mundial do Chocolate? Um dos doces mais queridos no mundo todo, não há dúvidas de que essa delícia feita a partir do cacau merecia uma data especial no nosso calendário.

As origens do chocolate datam de 1500 a.C., quando o cacau já era consumido pelas civilizações pré-colombianas da América Central. Com as Grandes Navegações do início do século XVI, os europeus descobriram que os nativos gostavam muito de uma bebida amarga feita a partir da amêndoa dessa fruta.

O sabor dessa bebida não era muito agradável aos colonizadores, mas, depois da adição do açúcar, ela começou a fazer mais sucesso e foi levada para a Europa. No século seguinte, o chocolate passou a ser consumido também em forma de doce.

A iguaria já havia se espalhado pelo mundo, mas foi somente em 1849 que o inglês Joseph Fry conseguiu fabricar a primeira barra de chocolate comestível.

Se você é fã desse doce, que tal comemorar o Dia Mundial do Chocolate com um bolo feito com esse ingrediente? Selecionamos para você 3 receitas de bolo de chocolate e mais abaixo duas receitas de cobertura opcional para você se deliciar. Confira:

1. Bolo de chocolate tradicional

Esta é uma receita de bolo de chocolate tradicional que deve ser preparada em uma forma redonda de 24 cm com furo no meio. O bolo pode ser servido com ou sem cobertura (veja como fazer cobertura de chocolate para bolo abaixo).

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 1 xícara de óleo
  • 1 xícara de água
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • Manteiga, farinha e chocolate em pó para assar

Modo de preparo

Antes de começar, preaqueça o forno a 180 graus e já deixe uma forma redonda de 24 cm com furo no meio untada com manteiga e polvilhada com uma mistura meio a meio de farinha e chocolate em pó. Peneire as 2 xícaras de farinha de trigo em um recipiente à parte e reserve. 

Na tigela grande da batedeira, coloque o açúcar e peneire o chocolate em pó. Adicione os ovos e o óleo e bata em velocidade baixa até obter um creme liso. Quando atingir esse ponto, aumente a velocidade e bata por mais alguns minutos.

Retorne para a velocidade baixa e adicione a água e a farinha peneirada aos poucos e alternadamente. Acrescente o fermento e misture.

Despeje a massa na forma untada e enfarinhada e leve assar por aproximadamente 30 minutos ou até o palito sair limpo. Espere o bolo amornar (cerca de 15 minutos) para desenformar.

2. Bolo de chocolate fácil

Se você quer saber como fazer bolo de chocolate de forma fácil, experimente esta receita prática que pode ser preparada com vários tipos de forma e fica uma delícia!

Ingredientes

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180 graus por 10 minutos e unte uma forma de sua preferência. Misture todos os ingrediente e bata à mão por 7 a 8 minutos ou na batedeira em velocidade alta por 5 minutos, até obter uma massa homogênea.

Transfira a massa para a forma untada e leve ao forno. Se sua forma for retangular de tamanho médio (22 x 33 cm) ou redonda sem furo (24 cm de diâmetro), asse por 35 a 45 minutos. Se for redonda com furo (22 a 24 cm de diâmetro), deixe de 40 a 45 minutos. 

Não abra o forno antes de 30 minutos para o bolo não murchar. Depois de tirar o bolo de chocolate do forno, espere esfriar e desenforme.

3. Bolo de chocolate branco com frutas vermelhas

Você nunca pesquisou como fazer bolo de chocolate branco com frutas vermelhas porque achava que seria muito difícil? Então você precisa conhecer esta receita que fica ainda mais gostosa com a cobertura!

Ingredientes

Modo de preparo

Siga o mesmo modo de preparo da receita de bolo de chocolate anterior.

4. Cobertura de chocolate para bolo

Uma cobertura de chocolate deixa qualquer bolo ainda mais irresistível! Veja como preparar esta cobertura de chocolate fácil:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 7 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 2 latas de creme de leite com soro
  • 3 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo

Aqueça a manteiga em uma panela, adicione o chocolate em pó e misture até obter uma calda homogênea. Acrescente o creme de leite e misture até atingir uma consistência cremosa. Tire do fogo, adicione o açúcar e incorpore bem.

Faça alguns furos com auxílio de um garfo no bolo já frio e desenformado e espalhe a cobertura de chocolate por cima.

5. Cobertura de chocolate branco e frutas vermelhas

Um bolo de chocolate branco e frutas vermelhas já é uma delícia, mas ele vai ficar ainda mais saboroso e com uma apresentação incrível se você adicionar esta cobertura especial. Veja como fazer:

Ingredientes

  • 300 gramas de chocolate branco picado
  • 150 gramas de creme de leite
  • 100 gramas de frutas vermelhas (amora, framboesa, morango, mirtilo, uva etc.)

Modo de preparo

Coloque o chocolate branco picado em uma panela e leve ao fogo baixo para derreter. Tire do fogo, adicione o creme de leite e misture até obter um creme uniforme. Leve à geladeira até ficar firme. Espalhe a cobertura de chocolate em cima do bolo e decore com as frutas vermelhas de sua preferência.

E então, já decidiu qual dessas receitas você vai preparar para celebrar o Dia Mundial do Chocolate? Na dúvida, prepare um bolo de chocolate preto e outro de chocolate branco para decidir ;)

Fonte(s): Forbes e Scielo