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Como organizar a gestão de compras de uma empresa

Mercado

Como organizar a gestão de compras de uma empresa

Seus colaboradores estão alinhados quando o assunto é comprar mercadorias e suprimentos? Pode parecer óbvia a importância da organização da gestão de compras em um supermercado, mas muitas companhias não têm uma estratégia clara sobre esse procedimento.

Uma boa venda começa sempre por uma boa compra. Porém, quando o setor de compras não está organizado o suficiente, é bem provável que o seu supermercado esteja perdendo oportunidades de ouro de aumentar a rentabilidade sem aumentar o volume de vendas.

Alinhamento: as compras são estratégicas

Em muitos cenários a solução para aumentar a rentabilidade não está na redução do preço ou no marketing feito para atrair o consumidor. Uma simples redução no custo operacional pode resultar em maior lucratividade sem que seja preciso aumentar o volume de vendas.

Para isso, é importante entender o comportamento de cada produto em sua rede de varejo. Itens de venda sazonal podem ser negociados com maior antecedência, enquanto produtos de venda recorrente podem ser adquiridos em maior quantidade visando a redução do custo unitário. Converse com seus fornecedores e estude alternativas.

gestão de compras

Benchmarking: de olho no concorrente

Nem sempre as melhores ideias surgirão dentro do seu departamento de compras. Há pessoas competentes trabalhando também em outras redes e por essa razão é importante ficar atento às estratégias que os concorrentes estão utilizando.

Nesse sentido, coloque-se em uma posição de constante aprendizado: o que funciona para o outro pode não ser o melhor caminho para você, mas procure entender por quais razões aquela estratégia foi adotada. Se for possível, adapte-a para a sua realidade.

Tome decisões baseadas em dados

Decisões que levam em consideração o histórico de vendas de um item costumam ser mais assertivas do que aquelas tomadas baseadas em impressões do gestor ou comprador. O uso de ferramentas de gestão e inteligência é hoje uma necessidade não apenas em grandes redes de varejo, mas em praticamente todos os tipos de negócio.

Porém, tenha em mente que apenas gerar dados e acumulá-los em planilhas não significa muita coisa: é preciso dedicar tempo para analisá-los e colocar profissionais preparados para interpretá-los. Se possível, invista tempo e capital em soluções que o ajudem a estar mais preparado para tomar decisões.

Reveja estratégias de tempos em tempos

Não é porque uma metodologia sempre funcionou bem para o seu negócio que isso significa que ela é a única estratégia possível. O cenário econômico muda e com ele mudam também as estratégias que podem ser capazes de proporcionar melhores resultados.

Ainda que você seja organizado a ponto de ter tudo preparado com antecedência, crie o hábito de se questionar de tempos em tempos. Os fornecedores com os quais trabalho ainda são os melhores? Há condições mais interessantes no mercado às quais não estou atento? Seja flexível a ponto de fazer correções de rota ou adotar novas estratégias sempre que possível.

Dê adeus à rotina: invista na análise

Anteriormente nós falamos sobre a importância de tomar decisões baseadas em dados e essa dica é um complemento a esse pensamento. Não se trata de deixar de fazer as tarefas de rotina, mas sim de encontrar meios (softwares) que possam automatizar partes do processo.

Em outras palavras, é muito mais benéfico para a sua empresa investir mais tempo na análise de dados gerados do que trabalhando em funções “mecânicas” que mesmo os softwares mais simples são capazes de resolver. Invista em automação de tarefas e qualificação dos compradores para colher resultados mais expressivos.

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A gestão de compras é um aspecto essencial para qualquer negócio de varejo e quando falamos de grandes redes de supermercados não é diferente. Você precisa investir em mecanismos que possam tornar essa etapa menos trabalhosa e mais lucrativa. Quando o departamento de compras atua de forma estratégica, cresce a lucratividade sem que para isso seja preciso alterar preços ou adotar estratégias agressivas de marketing.