Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Saiba qual a importância de comprar alimentos produzidos com controle de qualidade

Alimentação Saudável

Saiba qual a importância de comprar alimentos produzidos com controle de qualidade

É cada vez mais frequente a exigência do consumidor em relação ao controle de qualidade dos produtos que adquire, e isso está absolutamente correto! Neste artigo, falaremos a respeito da importância da transparência nas marcas que consumimos, especialmente no setor de alimentação, que tem influência direta na saúde e na qualidade de vida da população em geral.

A pandemia do novo coronavírus fez com que as pessoas prestassem ainda mais atenção em relação aos processos de produção e armazenamento dos itens que colocam no carrinho do supermercado, afinal, a relação entre a qualidade desses produtos e a saúde do consumidor está mais nítida do que nunca.

Segurança alimentar

A busca pela transparência em relação ao processo de fabricação dos alimentos faz parte do que é conhecido como segurança alimentar. O termo foi usado pela primeira vez depois da Primeira Guerra Mundial, quando as pessoas começaram a perceber a relação de controle que pode ser estipulada entre nações diferentes através da produção de insumos e de mantimentos.

À época, existiam medidas políticas que tinham o intuito de desfavorecer nações inimigas com base na incapacidade que algumas regiões tinham de produzir insumos o bastante para que toda a população pudesse ser alimentada. O termo “segurança alimentar” passou a ser utilizado pelos militares de então, e se tornou sinônimo de segurança nacional, uma vez que os países passaram a se preocupar em produzir alimentos o suficiente para suprir as demandas de seus cidadãos.

Hoje em dia, falar em segurança alimentar no Brasil significa pensar em formas de ter alimentos que atendam às necessidades nutricionais das pessoas e que possam ser consumidos sem risco de intoxicação ou qualquer outro tipo de dano à saúde.

Ao pensar em segurança alimentar, é preciso entender que esse fator engloba diversos aspectos que influenciam a saúde de uma maneira geral. Entre eles, estão:

  • Cuidados em relação à higiene durante a manutenção da matéria-prima e do produto final;
  • Técnicas de preparo, que precisam ser feitas da maneira mais segura possível;
  • Cuidados em relação à temperatura, para evitar a proliferação de bactérias e fungos;
  • Armazenamento correto de ingredientes e produtos.

Cada um desses cuidados é pensado para evitar contaminações, intoxicações e outras doenças transmitidas por alimentos (DTA’s). 

  • Você pode gostar:

Certificação internacional dos produtos Caldo Bom

A Caldo Bom é uma marca tradicional de alimentos, e se mantém no mercado não apenas com uma variedade grande de produtos, mas também devido ao alto rigor em relação aos padrões de qualidade que adota em todos os processos, desde a fabricação até o momento da distribuição dos produtos.

A empresa tem um grande interesse em não apenas garantir a qualidade de todos os seus produtos e processos de fabricação, mas também em manter uma relação de transparência com os consumidores.

A prova desse comprometimento é o fato de sua adaptação para garantir a certificação internacional FSSC 22.000, considerada a mais bem elaborada no setor de alimentos em todo o planeta, e que é referência na Iniciativa Global de Segurança de Alimentos (GFSI).

O processo de certificação teve início em março de 2020 e, desde então, foram investidos mais de R$ 700 mil em melhorias administrativas, de estrutura, logística e em treinamento de pessoal, para que todos os procedimentos pudessem estar de acordo com as exigências do órgão fiscalizador.

Isso significa que toda a cadeia de produção atrelada à marca foi revisada, adaptada e melhorada, desde a compra de matéria-prima até a distribuição dos produtos nos pontos de venda em todo o país e no mundo. O resultado é a entrega de itens com alta qualidade, superando a média do que é encontrado no mercado em produtos do mesmo setor.

Mais Caldo Bom

A Caldo Bom conta com um grande leque de produtos nas categorias Arroz e Feijão, Cereais e Grãos, Doces e Sobremesas, Farinhas e Farináceos, Farofas e Acompanhamentos, Integrais e Naturais, Linha Vegan, Pipocas e Aperitivos, Práticos e Instantâneos, Semiprontos e Temperos e Condimentos.

Preocupada com a forma como interfere na saúde do consumidor e, inclusive, como é vista pelo público, a marca investe em matéria-prima de qualidade, sempre pensando na melhor relação custo-benefício tanto para os mercadistas quanto para o consumidor final.

Hoje é uma marca bem posicionada e com público cativo especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. O alto padrão de qualidade permitiu a expansão das vendas, e hoje mais de 20 países recebem produtos da marca, entre eles estão a China, a Alemanha, o Japão e o Canadá.