Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Confira 5 dicas para você cozinhar mais rápido

Dicas

Confira 5 dicas para você cozinhar mais rápido

Se aí em sua casa você é a pessoa responsável pelo preparo dos alimentos, já sabe muito bem que cozinhar é uma atividade que pode ser bastante demorada. Pensando em facilitar a sua vida, fazer com que você fique menos tempo na cozinha e prepare suas receitas de forma mais rápida, separamos algumas dicas valiosas para quem tem pressa e fome. Confira a seguir:

1. Vai cozinhar usando uma receita? Confira toda ela antes de colocar a mão na massa

cozinhar-mais-rapido-receita

Aqui no blog Caldo Bom estamos acostumados a compartilhar receitas saborosas que não apenas matam a fome da sua família, mas que também criam boas memórias ao redor da mesa. Se você gosta de preparar receitas novas, é importante ler toda a lista de ingredientes e o passo a passo antes de colocar a mão na massa.

Esse estudo da receita é importante para que você tenha noção a respeito do tempo que será gasto e, claro, para que possa agilizar o preparo de algumas maneiras: separando os ingredientes, indo ao mercado para comprar o que falta e até mesmo preaquecendo o forno ou separando os utensílios necessários. 

Algumas receitas exigem preparos com bastante antecedência, como quando você precisa levar algum ingrediente ao refrigerador ou deixar o feijão de molho na água de um dia para o outro.

2. Escolha bem seus utensílios e eletrodomésticos

cozinhar-mais-rapido-

Lembra quando a sua avó fazia aquela maionese caseira à mão? O resultado pode ser mesmo uma maionese mais saborosa e especial, mas, caso você tenha pressa, o ideal é usar um liquidificador para o preparo. O mesmo vale para bater as claras em neve, por exemplo: com uma batedeira, o processo se torna muito mais rápido.

Tenha, portanto, os eletrodomésticos que podem ser uma mão na roda: liquidificador, batedeira, micro-ondas, mixer, cafeteira elétrica etc.

Em relação aos utensílios utilizados, é importante tomar alguns cuidados para que você passe menos tempo na cozinha: afie suas facas, mantenha as panelas limpas, tenha sempre produtos como papel-manteiga, folhas de alumínio e plástico-filme. É importante também ter itens como abridores de lata, tesoura e assadeiras .

  • Você pode gostar:

3. Guarde os temperos já lavados e picados

cozinhar-mais-rapido-temperos

É possível escolher um dia da semana para lavar, cortar e armazenar porções pequenas de diferentes tipos de temperos. Dessa forma, você não vai perder tempo cortando cebola e salsinha, por exemplo, na hora de cozinhar aquele seu prato favorito. Não sabe como fazer isso? Então confira a seguir:

  • Alho e cebola: uma forminha de gelo antiga pode ser sua grande aliada. Triture a cebola e o alho em um processador, misturando com um pouco de azeite de oliva, e congele a pastinha resultante em forminhas de gelo. Assim que os cubinhos estiverem bem congelados, transfira-os para uma embalagem fechada. Quando precisar usar esse tempero, pegue um cubinho e coloque na panela. Fácil assim!
  • Cebolinha, manjericão, coentro e salsinha: esses temperos precisam ser bem lavados antes e, depois, devem ser secos com um pano bem limpo ou um guardanapo. Corte todas as ervas como de costume e as congele em um pote ou saco plástico. No freezer, esses temperos congelados duram até quatro meses.
  • Sal e alho: você pode guardar os alhos já descascados e amassados em um potinho na geladeira por até 15 dias. Não se esqueça de colocar sal também, pois isso faz com que o alho dure mais tempo. 

4. Não deixe a louça acumular

cozinhar-mais-rapido-louca

Enquanto você estiver fazendo o almoço, já lave a louça que estiver na pia. Durante o tempinho do cozimento do arroz, por exemplo, aproveite para lavar copos, xícaras, pratos e talheres. Tudo o que for lavado antes poupará seu tempo depois da refeição. 

Aproveite também para jogar embalagens no lixo e descartar cascas e restos de alimentos. Deixar a limpeza da cozinha mais adiantada é uma ótima estratégia para economizar tempo.

5. Use produtos da Linha a Vapor

cozinhar-mais-rapido-linha-a-vapor

O preparo das leguminosas e dos grãos costuma levar mais tempo, não é mesmo? Por isso a Linha a Vapor Caldo Bom é uma ótima opção para quem quer passar menos tempo na cozinha. 

Com produtos cozidos e esterilizados em altas temperaturas, a Linha a Vapor serve para facilitar a sua vida e agilizar seus preparos na cozinha. O melhor de tudo é que a técnica utilizada pela marca preserva a consistência dos alimentos e mantém todas as propriedades nutricionais de cada produto — tudo isso sem utilizar conservantes, corantes e aromatizantes. 

Na hora do consumo, basta abrir a embalagem e aquecer da forma que você preferir: no fogão ou no micro-ondas. É realmente uma grande praticidade e, claro, uma forma a mais de passar menos tempo na cozinha. Gostou da ideia, não é mesmo? Os produtos da Linha a Vapor Caldo Bom incluem:

Viu só como dá para ficar menos tempo na cozinha sem precisar fazer muito esforço? Agora é só colocar essas dicas em prática e aproveitar melhor seu tempo livre!