Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Cardápio Semanal: Saiba como planejar as refeições da família

Dicas

Cardápio Semanal: Saiba como planejar as refeições da família

Já parou para pensar quanto tempo você leva para planejar uma refeição do zero? Desde o básico de todo dia até as refeições mais bem elaboradas, a verdade é que, se der para gastar menos tempo, melhor. E quando o assunto é administrar seu tempo e suas tarefas, a palavra de ordem é uma só: planejamento.

Hoje, daremos algumas dicas para que você monte um cardápio semanal para a sua família, com sugestões bacanas para o almoço e o jantar. Dessa maneira, você consegue administrar melhor seu tempo e os seus outros afazeres além da cozinha. Bacana, né?

Como montar um cardápio semanal?

A primeira coisa que você precisa saber é que montar um cardápio semanal não é nada difícil, embora possa parecer complicado. Na verdade, é só uma questão de prática e, depois de pegar o jeito, esse preparo passa a ser até um pouco automático.

Você precisa de disciplina, em primeiro lugar, para conseguir elaborar um cardápio semanal saudável, saboroso e prático. Para facilitar o seu trabalho, experimente seguir o passo a passo abaixo:

1. Analise bem a sua família

É preciso saber ao certo quantas pessoas dependem do seu cardápio e, claro, as preferências e restrições de cada uma delas. Ter essa noção é importante para que você faça uma lista de compras com a quantidade certa de ingredientes e também para saber quais refeições serão feitas em casa ao longo da semana.

Responda, portanto, às seguintes perguntas: todos almoçam juntos? Todos jantam em casa? Haverá um dia da semana para pedir comida pronta em algum restaurante? Há alergias alimentares?

2. Veja quanto tempo você tem para cozinhar

Não adianta fazer um cardápio semanal que leve carnes assadas ou pães de fermentação natural se você tem pouco tempo para passar na cozinha. Lembre-se também de que cozinhar demora mais do que esquentar uma receita que já está pronta. Quando você consegue ter essa visão mais ampla do seu tempo na cozinha, fica bem mais fácil pensar em receitas que caibam em seu cronograma.

3. Selecione as refeições para todos os dias da semana

Use a criatividade, se quiser, ou foque no básico e que nunca tem erro: feijão, arroz, saladas e acompanhamentos. As receitas escolhidas, é claro, precisam ser de acordo com o que as pessoas da família mais gostam de comer. Escolha receitas diferentes quando quiser inovar ou busque pratos que levem ingredientes comuns, mas que sejam feitos de forma diferenciada — quer um exemplo bacana? Então confira nossa seleção de receitas feitas com trigo para quibe!

Não se cobre demais em relação ao que vai ser preparado. Repetir o mesmo prato do almoço no jantar, por exemplo, não tem o menor problema!

4. Monte o cardápio semanal

Agora é a hora de criar um cardápio para toda a semana. Anote em um papel ou em um documento no seu computador todas as receitas que você escolheu preparar e quantas porções você vai separar. Se puder, reúna essas informações em uma tabela, imprima e cole na porta da geladeira ou em algum outro lugar que fique bem visível.

Montando cardápio semanal

5. Vá ao mercado e à feira

Agora você já sabe o que vai preparar, certo? O próximo passo, então, é fazer sua lista de compras e ir ao mercado, ao açougue e à feira. Preste atenção nas quantidades necessárias para as suas receitas, dessa forma você não vai precisar sair mais vezes para comprar itens faltantes.

Precisa economizar e quer evitar o desperdício? Então tente fazer uma pesquisa de preços em mercados da mesma região e, claro, atente-se aos itens da sua lista de compras. Evitar comprar produtos que não são essenciais é a forma mais simples de economizar e não jogar comida fora.

6. Crie uma rotina que funcione para você

Seres humanos amam rotina! Para que seu planejamento semanal dê certo, é interessante fazer as coisas sempre no mesmo dia: você pode ir ao mercado sempre aos sábados pela manhã e cozinhar as coisas que serão congeladas ou armazenadas na geladeira, como porções de feijão cozido ou um escondidinho de carne, à tarde.

7. É sempre bacana ter um dia para adiantar alguns processos

Veja quando você tem alguma janela de tempo no meio da semana e use esse intervalo para adiantar alguns processos. Vale tudo: deixar o feijão cozido, preparar os cortes das carnes, fazer molhos, lavar as verduras e até guardar os vegetais já cortados e higienizados.

8. Mantenha sua cozinha bem organizada

A bagunça é inimiga da praticidade, por isso é bacana manter a cozinha e a despensa bem organizadas. Esse cuidado ajuda você a ter uma noção mais clara dos ingredientes que ainda estão disponíveis, dos itens que precisam ser repostos e, inclusive, dos produtos que já passaram da data de validade e precisam ser descartados.

Sugestões de almoço e jantar para o seu cardápio semanal

É claro que nós iríamos trazer algumas sugestões do que você pode incluir em seu cardápio semanal! E, para melhorar, cada opção já vem com a receita prontinha. É só escolher o que combina mais com o paladar da sua família:

O que não pode faltar no cardápio e o que deve ser evitado

Ainda está na dúvida sobre a elaboração do seu cardápio? Então veja uma seleção de itens que são essenciais para quem prepara refeições para toda a semana:

Enlatados: creme de leite, sardinha, atum, molho de tomate, azeitona, milho.

Carnes e derivados: carnes vermelhas, carnes brancas, ovos, bacon, linguiça, paio.

Mercearia: arroz, feijão, fubá, farinha de trigo, sal, açúcar, azeite, óleo, pipoca, macarrão, amido de milho, vinagre, lentilha, soja.

Laticínios: leite, queijo, manteiga, requeijão.

Hortifruti: escolha as frutas, as verduras e os legumes que a sua família mais consome. Dê sempre preferência aos produtos da estação.

Na hora de preparar seu cardápio, evite frituras ou pratos que tenham muita gordura, carnes gordurosas demais (cupim e costela, por exemplo), pele de frango, queijos que sejam muito amarelos e cremosos, doces com cremes e chantilly.

Seguir essas dicas é uma forma eficiente de mudar seu planejamento alimentar e melhorar sua organização em relação às tarefas domésticas. Agora é com você!