

Qual a diferença entre o arroz branco e o integral? Entenda!
Curiosidades

Não importa a região do Brasil, uma coisa é certa: para a maioria das pessoas, não dá para ficar sem o bom e velho arroz com feijão na hora do almoço e também no jantar. A combinação mais do que tradicional é considerada também uma das mais saudáveis, já que combina grãos com alto valor nutricional e costuma ter acompanhamentos simples, como legumes e carnes, que também são importantes para o bom funcionamento do corpo.
O que difere a comida servida à mesa é, além dos temperos de cada família, o grão escolhido. Por isso, caso você já tenha se perguntado quais são as reais diferenças entre o arroz branco e o integral, por exemplo, continue a leitura, pois é esse o assunto do nosso texto de hoje.
Qual é a diferença entre o arroz branco e o integral?
O arroz é um dos cereais mais populares na mesa das famílias brasileiras, especialmente quando pensamos no almoço e no jantar dos dias de semana, já que, aos domingos, é comum a escolha de pratos mais elaborados, como lasanhas e outros tipos de massas e carnes assadas.
Um dado curioso a respeito do arroz é que, em média, cada pessoa brasileira consome 34 quilos do cereal por ano! Além da preferência clássica, o arroz pode ser ingrediente de outros pratos, como risotos, bolinho de arroz e até o delicioso arroz doce!
As diferenças entre o arroz branco e o integral têm a ver, de forma geral, com a quantidade de fibras e o valor nutricional de cada tipo de grão. Veja mais detalhes:
- Arroz integral: esses grãos mantêm a preservação da casca e é por isso que o arroz integral é mais rico em fibras e também em nutrientes, como magnésio, zinco e manganês.
- Arroz branco: o arroz branco, por outro lado, tem sua casca retirada durante o processo de industrialização. Por isso, seu valor nutricional é mais baixo e seus grãos têm menos nutrientes, mas, ainda assim, contém vitamina C, ferro, cálcio, cobre e potássio. O arroz branco é uma opção para pessoas que não podem consumir glúten, o que é uma excelente vantagem.
+ Você pode gostar:
- Diferenças do arroz para risoto: Arbóreo x Carnaroli
- Quais os benefícios do arroz?
- Como fazer Bolinho de arroz? 11 receitas para turbinar seu petisco
É muito comum vermos nutricionistas e médicos recomendando o consumo de arroz integral para certos grupos de pessoas, em especial aquelas que são diabéticas ou desejam perder peso.
Como os grãos integrais ficam com a casca do cereal, isso colabora para que a pessoa sinta mais saciedade e também para que os níveis glicêmicos do organismo sejam ajustados durante o processo de digestão.
A questão da saciedade tem a ver com o nível de fibras, que são elementos conhecidos por incharem quando chegam ao trato digestivo. É preciso combinar o consumo de alimentos fibrosos com a ingestão de água, pois é a umidade que faz com que as fibras ganhem um aspecto gelatinoso e não ressecado.
A relação entre o consumo de arroz integral e a perda de peso se dá pelo fato de que as fibras, ao ganharem volume, demoram para serem digeridas totalmente. Por isso, demoramos mais para sentir fome. O arroz branco, por outro lado, é digerido rapidamente.
Pessoas sem problemas de saúde nem restrições alimentares podem consumir os dois tipos de arroz sem medo. O ideal é, claro, variar no preparo e intercalar o consumo do tipo integral com o branco ao longo das refeições.
Se você tiver vontade de seguir uma dieta específica para alguma finalidade individual, como controlar o peso ou colaborar com a manutenção da saúde, o ideal é marcar uma consulta com um profissional da área de Nutrição, que é quem pode examinar seu caso com cuidado e elaborar, a partir das suas preferências e necessidades, uma dieta específica para você.
Na loja virtual da Caldo Bom, você pode comprar nossos produtos sem sair de casa e, de quebra, manter uma alimentação saudável e equilibrada. Além do tradicional arroz integral, temos uma variedade enorme de arrozes, incluindo os famosos Mix de Grãos, que deixam as refeições mais saborosas, diferenciadas e crocantes. Não deixe de experimentar!