Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

6 razões para consumir mingau de aveia

Alimentação Saudável

6 razões para consumir mingau de aveia

O período mágico da infância, recheado de aprendizados e descobertas, é também aquela época para a qual gostamos de olhar com carinho e, se tem uma memória afetiva praticamente universal quando o assunto é alimentação, o mingau de aveia ocupa o pódio sem questionamentos.

A aveia, além de um ingrediente coringa e cheio de afeto, é também muito importante quando pensamos na boa manutenção da saúde, sabia? Por isso, listamos neste texto não apenas um, mas seis motivos para que nunca falte aveia aí em sua casa. Bora conferir?

1. É de praticidade que você precisa? A aveia está aí para isso!

Cozinhar é uma atividade importante em diversos aspectos, mas a verdade é que nem sempre temos tempo disponível para ficar na cozinha. Por isso, caso você esteja em um dia muito corrido, apostar na aveia para aquela hora do lanche é uma ótima pedida.

Você pode bater a aveia junto com leite e as suas frutas favoritas, pode salpicar um pouquinho de aveia em cima de um iogurte com morangos, por exemplo, ou, claro, pode fazer aquele mingau de aveia tradicional, que agrada não agrada apenas as crianças, mas também muito marmanjo por aí — continue a leitura, pois ao fim do texto ensinaremos a forma ideal de preparar seu mingau de aveia.

2. A aveia não tem açúcar

Você consegue tranquilamente monitorar seu consumo de açúcar quando usa a aveia como ingredientes, afinal estamos falando de um cereal sem açúcares adicionados, mas que tem um sabor suave e adocicado quando cozido no leite, por exemplo.

Por isso, se você está controlando a sua ingestão de açúcar por algum motivo, basta preparar um mingau de aveia e apostar na combinação com as frutas da estação, como banana, maçã e pera.

3. Benefícios para a saúde

Como se trata de um cereal integral, a aveia é um ingrediente considerado muito saudável, e isso se deve aos seus benefícios práticos, como:

  • Melhora na função intestinal
  • Diminuição dos níveis de colesterol
  • Auxílio na sensação de saciedade

4. Benefícios para a saúde mental

Além de fazer bem para o corpo, a aveia também é uma aliada quando o assunto é a saúde da mente! Rica em triptofano, a aveia age na liberação de serotonina, um neurotransmissor que atua na regulação do humor, facilitando a presença de pensamentos e sentimentos de otimismo e felicidade ao longo do dia.

Fotografia de aveia

5. A aveia é um alimento funcional

Para que um alimento seja considerado funcional, é preciso que a sua ingestão proporcione benefícios ao corpo por meio de reações metabólicas ou fisiológicas que façam com que o nosso organismo funcione adequadamente. Adivinha só quem é um ótimo alimento funcional? Sim, ela mesma, a aveia!

Assim como muitos cereais, esse grão é rico em fibras insolúveis, como a beta glucana, além de ser uma boa fonte de carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais antioxidantes e gorduras saudáveis.

6. A aveia também é ótima para aumentar a sua energia

A correria de todos os dias acaba por nos deixar sem energia, muitas vezes, não é mesmo? Quando isso acontece, é fundamental prestar atenção a alguns fatores determinantes em nosso bem-estar: sono, consumo de água, prática de exercícios físicos e, claro, alimentação!

Quando estiver sem muita energia, busque consumir mais aveia, pois ela é uma fonte importante de carboidratos complexos, que nos dão energia e são fundamentais para que o cérebro trabalhe adequadamente.

Lembre-se de que o consumo de alimentos ricos em fibra exige também um bom consumo de água — caso contrário, os alimentos fibrosos podem provocar prisão de ventre.

Você pode gostar:

Como fazer o tradicional mingau de aveia

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Misture todos os ingredientes em uma panela pequena.
  2. Permaneça mexendo bem, em fogo alto, até que o mingau engrosse ou fique na consistência que você prefere.
  3. Espere esfriar um pouco e sirva morninho.
  4. Finalize com canela, se quiser.

Dica: Caso você não queira adoçar com açúcar, experimente misturar o mingau com rodelas de banana ou de maçã. Fica uma delícia! E, caso prefira, é possível substituir o açúcar comum pelo mascavo, que é mais saudável.

E aí, agora que você já aprendeu um pouco mais a respeito da aveia e seus benefícios, que vão muito além dos quitutes culinários, é só se lembrar de preparar um belo mingau ou passar a adicionar esse ingrediente em seus preparos culinários! Bom apetite!