Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

8 dicas para cozinhar alimentos a vapor

Dicas

8 dicas para cozinhar alimentos a vapor

O simples ato de cortar um vegetal ao meio já faz com que ele perca alguns nutrientes, sabia? É claro que essa perda é ínfima e não afeta o valor nutricional dos produtos, mas o mesmo não pode ser dito quando pensamos em formas de preparo que incluem fritura ou o cozimento tradicional, que exigem que os alimentos sejam imersos na gordura ou na água.

Uma das formas de preservar ao máximo as propriedades nutricionais dos alimentos naturais é apostar no cozimento a vapor. Esse tipo de preparo, além de deixar os ingredientes com um sabor mais proeminente, também é considerado mais saudável, sabia?

Se você ainda não tem muita intimidade com esse conceito de culinária, não tem problema! Hoje, separamos algumas dicas valiosas para quem quer começar a cozinhar alimentos a vapor. Confira:

Compre um cesto de cozimento 

Esse utensílio é facilmente encontrado em lojas virtuais ou em comércios que vendem itens culinários. Com ele, basta colocar dois dedinhos de água na panela e os alimentos que você quer preparar no vapor. Depois, tampe a panela e cozinhe até que os ingredientes fiquem com a consistência desejada. Fácil demais!

Se puder, invista em uma panela própria para o cozimento a vapor

Algumas marcas já contam com panelas próprias para o cozimento a vapor, e o grande diferencial delas está no fato de que são projetadas para permitir o cozimento de alimentos em dois andares na panela. Ou seja: você consegue preparar mais ingredientes ao mesmo tempo. Se preferir, compre a versão elétrica da panela.

Use o forno de micro-ondas

O micro-ondas é um dos melhores eletrodomésticos de todos os tempos, pois nos ajuda a preparar refeições das mais variadas formas. Uma das possibilidades de preparo é justamente cozinhar alimentos a vapor.

Para isso, coloque os alimentos em um recipiente próprio para esse tipo de forno, cubra com plástico-filme e faça pequenos furinhos na superfície, com a ajuda de um garfo ou palito, para que o vapor não fique preso.

mulher preparando alimento no micro-ondas

Wok + cesto de bambu

O wok é aquela “frigideira” grande e funda, que é útil para diversos tipos de preparos culinários. Um deles é cozinhar alimentos a vapor. Adicione cerca de dois dedos de água na panela, posicione o cesto de bambu e cozinhe de acordo com a sua preferência de textura e consistência.

Lembre-se de usar sempre pouca água

A regra mais importante do cozimento a vapor é, basicamente, usar pouca água e evitar que os alimentos entrem em contato com ela, através de redes e cestos de proteção. É muito importante que você leve isso a sério, caso contrário, o resultado será diferente do ideal.

Corte os alimentos em pedaços grandes

Essa é uma dica muito valiosa! Para que os alimentos tenham uma superfície menor de área de contato com o vapor, corte-os em pedaços maiores. Além disso, na hora de posicioná-los nas cestinhas, deixe-os afastados uns dos outros, para que o vapor circule melhor.

Selecione alimentos de consistência semelhante

É importante que, na hora de combinar ingredientes, você escolha aqueles que tenham uma consistência semelhante. Se você colocar beterraba, que demora mais para cozinhar, com abobrinha, que precisa de pouco tempo, é bem provável que a abobrinha passe do ponto.

Antes de colocar o cesto, espere a água ferver

água fervendo na panela

Essa não é uma regra, mas colocar os alimentos no cestinho depois que a água estiver fervendo é uma forma de controlar melhor o cozimento, garantindo que os alimentos não entrem em contato com a água.

  • Você pode gostar:

Linha a Vapor Caldo Bom

Você já conhece a Linha a Vapor da Caldo Bom? Ela foi pensada para que nossos clientes tenham praticidade e qualidade em relação aos produtos que fazem parte dos almoços e dos jantares de todos os dias.

Nosso processo de fabricação inclui o cozimento e a esterilização dos alimentos ainda dentro da própria embalagem, ou seja: todas as propriedades naturais dos ingredientes são preservadas e, na hora de preparar, você não fica um tempão no fogão.

Como esse armazenamento usa a água contida no próprio alimento, na hora em que você esquentá-lo aí em sua casa, vai ver que o sabor será de comida feita na hora. Parece bom demais para ser verdade, né? Mas é bom demais mesmo e, também, é verdade! Veja quais produtos fazem parte da nossa Linha a Vapor:

  • Feijoada Tradicional Cozida a Vapor;
  • Feijão Carioca Cozido a Vapor;
  • Feijão Vermelho Cozido a Vapor;
  • Feijão Branco Cozido a Vapor;
  • Feijão Preto Cozido a Vapor;
  • Feijão Fradinho Cozido a Vapor;
  • Grão-de-bico Cozido a Vapor;
  • Mix Essencial Cozido a Vapor;
  • Mix Completo Cozido a Vapor;
  • Mix 9 Grãos com Carne Cozido a Vapor;
  • Lentilha Cozida a Vapor;
  • Lentilha com Carne Cozida a Vapor;
  • Feijoada Vegana Cozida a Vapor;
  • Arroz Integral Cozido a Vapor.

Quer experimentar? Então acesse a nossa loja virtual e compre nossos produtos com segurança e sem sair de casa! Assim fica fácil, né? Que bom! Era exatamente o que a Caldo Bom queria! Bom apetite!