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Dia do Cliente: Confira 6 dicas para vender mais nessa data

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Dia do Cliente: Confira 6 dicas para vender mais nessa data

Vender um produto ou serviço é uma atividade que depende da relação que estabelecemos com os clientes. Muito além dos clichês do mundo comercial, como o clássico “o cliente tem sempre razão”, é preciso estudar o público com antecedência e, a partir dessa análise, estabelecer metas e meios de relacionamento.

O Dia Do Cliente, comemorado em 15 de setembro, foi pensado para celebrar a relação das empresas com os consumidores e, claro, aproveitar a ocasião para elaborar ações de venda. É muito comum que o termo “Dia do Cliente” seja bastante pesquisado na internet, pois a data costuma vir seguida de promoções e descontos.

Qual é a origem do Dia do Cliente?

A data brasileira foi criada há pouco tempo, em 2003, pelo especialista em Marketing João Carlos Rego. Para ele, os clientes são os maiores responsáveis pelo sucesso das empresas dos mais diversos setores e, por isso, merecem o reconhecimento.

Para defender a ideia, João Carlos escreveu documentos que enviou para câmaras de vereadores de todo o país. Aos poucos, a data foi implementada em diversas cidades e, a partir de setembro de 2019, foi oficializada pela Câmara Federal de Brasília como uma comemoração nacional.

Por que investir no Dia do Cliente?

Em setembro, o fluxo de vendas costuma ser menor em relação a outros períodos do ano. Com isso em mente, empresários de diversos setores aproveitam o Dia do Cliente para promover ações de marketing e oferecer produtos e serviços com descontos especiais.

Aos poucos, a data vai ficando cada vez mais conhecida e, como acontece em outros momentos do ano, os clientes começam a esperar pelas promoções especiais e pelas ações de marketing das suas marcas favoritas.

Investir no Dia do Cliente é, portanto, uma estratégia de negócios inteligente, atual e que traz resultados rápidos. 

cliente satisfeito com promoções do dia do cliente

Ideias de sucesso para aplicar no Dia do Cliente

Fidelizar clientes é um processo contínuo, por isso os publicitários e gerentes de marketing desenvolvem campanhas especiais ao longo do ano, especialmente nas datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais.

No mês de setembro, fazer campanhas para chamar a atenção para o Dia do Cliente é uma estratégia importante e que traz bons resultados. Para ajudar você a pensar em como melhorar as vendas da sua empresa nesta ocasião, separamos algumas dicas valiosas e que devem ser colocadas em prática o quanto antes. Confira:

Celebre o Dia do Cliente

Aposte em campanhas que abordem a data e mostrem aos clientes como eles são importantes para a sua marca. Essas campanhas específicas colaboram para que a sua empresa fique bem posicionada em relação às pesquisas feitas no Google, por isso é importante usar as palavras “Dia do Cliente” e também o ano em questão, que é 2022.

Use a ocasião para promover ofertas, descontos e condições especiais de pagamento. Com as redes sociais em alta, selecione bem o seu público-alvo e invista em anúncios pagos, especialmente nos dias anteriores à data.

Se você tem um bom banco de dados, envie e-mails aos clientes e fale a respeito da data e das ofertas especiais relacionadas à sua marca, ao serviço ou ao produto.

Ofereça recompensas

A fidelização com o cliente acontece em vários momentos. Além das ofertas, os consumidores costumam gostar de marcas que se lembram de agradecer aos clientes que fizeram compras durante a campanha.

Para isso, envie e-mails de agradecimento e, se couber em seu orçamento, ofereça brindes ou descontos ainda maiores para aqueles clientes fiéis e que sempre compram seus produtos ou serviços.

Promova ações personalizadas

O cliente gosta de se sentir especial e sempre valoriza ações personalizadas, ou seja, que têm a cara dele e não servem para todo o seu público. Isso pode ser feito a partir da análise de compras desse cliente.

cliente satisfeita com a personalização do serviço avaliando a loja com 5 estrelas

Essa análise permite que você entenda melhor quais são os produtos que esse cliente mais compra, quais categorias mais chamam a atenção dele e, claro, qual é o valor que ele costuma gastar com a sua marca.

A partir disso, você pode criar promoções personalizadas e que têm mais chances de chamar a atenção do cliente. Se a sua empresa fosse uma loja de papelaria, por exemplo, você teria como saber se o cliente compra mais livros ou canetas e, assim, oferecer promoções específicas dos produtos mais procurados por ele.

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Use suas redes sociais para comemorar o Dia do Cliente 2022

Crie posts específicos e que tenham a cara de cada rede social. No Instagram, por exemplo, são bem-vindos posts em formato carrossel e vídeos publicados nos reels. No TikTok, vale investir nas trends do momento e criar uma linguagem mais jovem. 

Além disso, é interessante enviar mensagens para os clientes via WhatsApp e SMS, para que eles sejam lembrados da data e das ofertas exclusivas do período. 

Ofereça um atendimento diferenciado

Treinar suas equipes de atendimento é fundamental para que o cliente se sinta valorizado. Nesse sentido, invista em automação, treine sua equipe para responder prontamente e de forma cordial, não deixe o cliente sem respostas e tenha formas cuidadosas de comentar eventuais críticas.

Ofereça brindes especiais

Para o Dia do Cliente 2022, você pode oferecer brindes especiais e que incentivem o cliente a comprar mais. Os clientes amam cupons de desconto, ingressos para cinema, cadernetas, bombons e por aí vai. Investir nesses tipos de brindes, especialmente em ações comemorativas, é uma forma inteligente de vender mais e divulgar sua marca.

Colocar essas dicas em prática vai ajudar sua campanha a decolar, pode ter certeza! Boas vendas!