Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Culinária do Paraná: 7 pratos típicos paranaenses

Curiosidades

Culinária do Paraná: 7 pratos típicos paranaenses

Uma das vantagens de viajar pelo Brasil é, com certeza, conhecer as particularidades culturais e gastronômicas de cada estado. Da mesma forma que o pão de queijo é o cartão postal do mineiro e o churrasco, do gaúcho, o barreado é carro-chefe da culinária paranaense, sobre a qual falaremos hoje.

Repleta de sabor e ingredientes locais, a gastronomia do Paraná atrai turistas de todo o país. São pessoas que sabem, por exemplo, que um bom barreado em Morretes ou uma carne de onça em Curitiba valem a viagem com toda a certeza. A seguir, conheça alguns dos pratos típicos paranaenses:

Barreado

barreado prato típico do paraná

Fonte: Assai.

Já que o dito cujo foi mencionado, comecemos por ele, então. O barreado está diretamente ligado à cultura do litoral do estado, onde é apreciado há cerca de 200 anos. O segredo do prato é o tempo de cozimento da carne, de aproximadamente 12 horas, em uma panela “barreada”, ou seja, que tem a tampa colada com uma pasta feita de farinha de mandioca e cinza. O barreado tem como acompanhamentos o arroz e a farinha, além de banana e laranja. 

Você pode encontrar excelentes restaurantes que vendem barreado em Morretes e também em Antonina.

Charque a vapor

Se passar pela cidade de São Mateus do Sul, busque restaurantes que sirvam essa deliciosa iguaria. O charque a vapor tem esse nome porque era servido em barcos a vapor que passavam pelo Rio Iguaçu. O preparo consiste em desfiar a carne seca e, depois, refogá-la com cebola e banha.

É comum que o prato seja servido ao lado de outros preparos que utilizam o charque, como no feijão, na batata cozida, na farofa e no arroz.

Pierogi

pierogi prato típico do paraná

Fonte: Mel e Pimenta.

Herança dos poloneses e ucranianos que vieram ao Paraná há algumas décadas, o pierogi acabou se tornando figurinha carimbada em restaurantes e feiras gastronômicas de todo o estado. O prato é uma espécie de pastel, tradicionalmente recheado com requeijão fresco e batata, que é cozido e servido com algum tipo de molho.

Há mais opções de recheios e acompanhamentos, como o pierogi de queijo e até mesmo o de feijão! Em alguns estabelecimentos, é possível encontrar a versão doce, servida como sobremesa.

+ Você pode gostar:

Carneiro no buraco

carneiro no buraco prato típico do paraná

Fonte: Sistema FAEP.

Se estiver em Campo Mourão, não fique sem experimentar o delicioso carneiro no buraco. O prato se tornou o símbolo gastronômico da cidade na década de 1960, quando foi criado graças a um filme que mostrava um grupo de vaqueiros cozinhando carne em cima de brasas, dentro de buracos cavados na terra.

O prato típico é feito de uma maneira muito interessante e diferenciada, pois a carne e os temperos são colocados em buracos profundos, de aproximadamente 1,5 m. O tempo de cozimento é longo e é comum a realização de festas para que toda a comunidade e os turistas saboreiem a iguaria.

Carne de onça

carne de onça prato típico do paraná

Fonte: Gazeta do Povo.

Se você gosta de conhecer a vida boêmia das cidades, não deixe de pedir uma carne de onça em algum bar tradicional em Curitiba, capital do Paraná. O nome da iguaria tem a ver com o “bafo de onça” que algumas pessoas ficavam depois de comer o prato, feito à base de carne bovina, pão preto e cebolinha.

Detalhe importante: a carne é crua! Funciona assim: o cozinheiro coloca uma fatia de pão em um prato e, sobre ela, a carne muito bem temperada (com cebola, alho, páprica, pimenta e outros condimentos) com uma porção generosa de cebolinha picada. Combina com aquela cerveja trincando!

Sukiyaki

sukiyaki prato típico do paraná

Fonte: Tudo Receitas.

Esse prato de origem oriental costuma fazer sucesso durante os meses mais frios do ano. O sukiyaki é feito com fatias bem fininhas de carne, cozida na panela de ferro e com ingredientes como espinafre, acelga e cogumelos. Há quem goste de quebrar um ovo cru sobre uma porção da iguaria, na hora de comer. 

O prato é servido em cidades com grandes comunidades de imigrantes japoneses, como Curitiba.

Pachola

pachola prato típico do paraná

Fonte: Gazeta do Povo.

Esse prato é consumido principalmente durante o período da Quaresma. Atualmente, é considerado o prato típico da cidade de Jacarezinho e chama a atenção pela variedade de condimentos e, claro, de sabor.

A tradição pede para que a pachola seja preparada no Sábado de Aleluia, mas, claro, é possível saborear a iguaria em qualquer época do ano. A relação com a Páscoa tem a ver, na verdade, com a reunião familiar típica da data, em um tempo em que os jovens que estudavam na capital iam para casa e, em união familiar, apreciavam a mistura saborosa de arroz, frango cozido e vários tipos de condimentos.

E aí, ficou com água na boca? Agora você já sabe que, se visitar o Paraná, poderá experimentar alguns desses pratos típicos cheios de sabor e tradição.