

Outubro Rosa: 7 alimentos que ajudam a diminuir as chances de ter câncer de mama
Especiais

Segundo dados divulgados pelo Governo Federal, apenas em 2020, um total de 66.280 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama em todo o Brasil, representando 29,7% dos casos de câncer no período.
A doença, quando diagnosticada em seus estágios iniciais, tem maiores chances de sucesso de tratamento e cura, por isso é importante que as mulheres façam o autoexame e mantenham consultas regulares no ginecologista.
Outras formas de cuidar da saúde e de diminuir as chances de desenvolver câncer de mama é adotando hábitos de vida saudáveis, como dormir bem, praticar atividades físicas, beber bastante água, diminuir o consumo de álcool e, claro, cuidar da alimentação.
Em homenagem ao Outubro Rosa, que é voltado para divulgar campanhas de prevenção do câncer de mama, separamos alguns alimentos que estão relacionados com a boa saúde e que também diminuem as chances de desenvolver a doença. Assim, da próxima vez que você for ao mercado ou à feira, é só se lembrar de colocar esses produtos no carrinho.
Alimentos que ajudam a diminuir as chances de desenvolver câncer de mama
Antes de prosseguir a leitura, é importante lembrar que o mero consumo desses alimentos não é garantia de não desenvolver a doença. O câncer acontece, de forma resumida, quando há falhas na reprodução das células do corpo humano.
Focar em alimentos saudáveis é uma forma de fornecer bons nutrientes para que o corpo consiga realizar todas as suas funções fisiológicas de forma adequada. É por isso que consumir produtos ricos em substâncias com ação antioxidante, por exemplo, é uma ótima ideia.
Essa ação antioxidante é a responsável, por exemplo, por diminuir os efeitos dos radicais-livres no corpo humano, evitando o envelhecimento precoce e, inclusive, o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
Veja, a seguir, quais alimentos fazem bem para a saúde feminina:
Frutas vermelhas
Além de saborosas, bonitas e com baixa caloria, frutas como morango, framboesa, mirtilo, amora e melancia são ricas em fitonutrientes com ação anticancerígena. Chamadas de antocianinas, essas substâncias têm o poder de retardar o crescimento de células com potencial maligno.
Maçã
Em inglês, existe um ditado popular que passa a ideia de que comer uma maçã por dia nos ajuda a ir menos vezes ao médico. De fato, a maçã é um alimento extremamente nutritivo e que desempenha diversos papéis importantes para o bom funcionamento do corpo humano, auxiliando o bom funcionamento intestinal, atuando na sensação de saciedade e, inclusive, colaborando com a diminuição das chances do desenvolvimento de câncer de mama.
Brócolis
Aquela saladinha bonita faz um bem danado ao corpo, sabia? Um dos componentes do brócolis é uma substância chamada de sulforafano, um fotoquímico que ajuda a destruir células cancerígenas e também a fortalecer as células saudáveis. Para melhorar, ele está presente de forma significativa nesse vegetal, por isso é importante consumi-lo com frequência.
Cenoura
A cenoura é um ingrediente coringa, que pode ser usado até em receitas doces, e que, para melhorar, faz muito bem à saúde. Um estudo feito pela escola de Saúde Pública de Harvard, nos EUA, revelou que o consumo diário de cenoura tem relação com uma diminuição de até 17% nas chances de desenvolver câncer de mama. Incrível, né?
Leguminosas
Comer feijão, ervilha e lentilha regularmente também é uma ótima ideia. Esses grãos têm a capacidade de frear a proliferação de células cancerígenas em tecidos próximos ao tumor. Além disso, são alimentos ricos em fibras, o que ajuda a regular os níveis de gordura no corpo e de açúcar na corrente sanguínea. São repletos, ainda, de vitaminas e minerais que colaboram com o bom funcionamento do organismo. Nada de ignorar o feijãozinho de todo dia, hein!
Curry
Olha só que legal: uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Michigan, nos EUA, revelou que o uso de algumas especiarias, como o curry, também tem relação com a diminuição de células cancerígenas na região das mamas. A explicação está no fato de que o curry também é rico em antioxidantes e polifenóis.
Aveia
Os cereais também são excelentes alimentos para o bom funcionamento do corpo, inclusive quando falamos na prevenção do câncer de mama. Como a aveia é rica em fibras, ela tem a capacidade de melhorar nossos índices de colesterol e glicemia, prevenindo diversos tipos de câncer e doenças do coração.
- Você pode gostar:
- Outubro Rosa: Entenda qual a importância da alimentação na prevenção do câncer
- Quais os benefícios do arroz?
- Quais os benefícios de consumir diferentes tipos de feijão?
Lembre-se de que, além de comer de forma saudável, é preciso que as mulheres façam o autoexame regularmente. Entre os 40 e 49 anos de idade, é indicado que o exame clínico das mamas seja feito todos os anos. Já nas idades entre os 50 e os 69 anos, é preciso que o exame clínico seja mantido anualmente e que, a cada dois anos, as mulheres façam mamografia.