Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Conheça a origem e a história da pipoca

Curiosidades

Conheça a origem e a história da pipoca

É claro que várias coisas combinam com uma boa sessão de cinema em casa, mas a boa e velha pipoca é simplesmente imbatível quando pensamos em petiscos que caem bem na hora de ver um filminho.

Esse ingrediente popular no mundo todo, e que pode ser preparado de diversas formas, é também repleto de fatos históricos e curiosidades interessantes — além de ser saudável e uma excelente fonte de fibras, não custa lembrar. 

Para mergulhar na história da pipoca e falar a respeito de suas diferentes versões, resolvemos fazer uma vasta pesquisa. Veja, a seguir, o que sabemos sobre a origem e a história da pipoca.

A origem da pipoca

Existem descobertas arqueológicas incríveis relacionadas às origens da pipoca. Algumas das amostras mais antigas desses grãos saborosos foram encontradas no México, em meados da década de 1950.

Na época, os cientistas encontraram grãos de pipoca que tinham tamanhos impressionantes, chegando a até 5 cm, e que eram de muito, muito tempo atrás, mais especificamente 3600 anos antes de Cristo! 

Além de servir como alimento, os grãos de pipoca serviam também como miçangas usadas para criar guirlandas e outros adereços. Legal, né?

Para diversos historiadores, o milho que dá origem aos grãos de pipoca possivelmente foi o primeiro consumido pela humanidade, ainda na região entre México e Estados Unidos. Com o tempo, os grãos ganharam o nome de maíz e foram apresentados para os ingleses entre os séculos 16 e 17.

Descobrindo o milho que estoura

Já pensou no susto que as pessoas tomaram quando perceberam, pela primeira vez, que os grãos desse tipo de milho simplesmente estouravam e se transformavam em outra coisa?

Ao que tudo indica, a descoberta foi por acaso, quando grãos de pipoca começaram a estourar ao cair acidentalmente em fogueiras. A descoberta foi registrada pela primeira vez apenas no século 19, nos EUA.

Com o tempo, as pessoas começaram a estourar pipoca como uma forma de diversão entre amigos. O nome da pipoca em inglês, popcorn, faz alusão justamente ao fato de que os grãos de milho estouravam. 

espigas de milho ao lado de uma panela cheia de pipoca

O primeiro pipoqueiro foi um homem chamado Charles Cretors, de Chicago, que teve a ideia de vender a iguaria nas ruas nos anos de 1880. Foi graças a ele que a pipoca se tornou um petisco comum em circos e, depois, nos cinemas. Valeu, Charles! 

Pipoca barata e a Grande Depressão

Como o ingrediente sempre foi acessível, acabou se tornando um alimento popular na Grande Depressão, nome pelo qual ficou conhecida a grande crise econômica de 1929 nos EUA. 

O período foi um verdadeiro teste de sobrevivência para a população, e serviu para que muitos fazendeiros conseguissem sustentar suas famílias através da venda de pacotes de pipoca nas ruas do país. Legal, né?

De onde surgiu a pipoca doce?

Eis mais uma criação diretamente relacionada com os EUA. Na época da Segunda Guerra Mundial, os militares norte-americanos recebiam grandes quantidades de açúcar, o que fez com que o ingrediente ficasse escasso no país.

pipoca doce vermelha, muito popular no Brasil

Uma das formas de resolver a questão foi desenvolver a pipoca doce, pois o preparo não necessita de grandes quantidades de açúcar e pode ser feito também com outros produtos, como o chocolate.

  • Você pode gostar:

A história da pipoca de micro-ondas

Com os avanços tecnológicos e o surgimento do maravilhoso forno micro-ondas, é claro que não demorou para que a pipoca de micro-ondas fosse desenvolvida.

Ao contrário do que você pode imaginar, no entanto, a iguaria surgiu cedo, em 1981, quando a empresa norte-americana General Mills desenvolveu a primeira pipoca feita para o micro-ondas. Essa invenção aumentou o consumo do produto exponencialmente no ano seguinte e, claro, se espalhou por todo o mundo.

Produção de milho de pipoca atualmente

O maior produtor de pipoca no mundo ainda é os Estados Unidos, especialmente nos estados de Nebraska e Indiana, especializados em plantar a espécie de milho ideal para a produção da pipoca. 

O Brasil não fica muito atrás, porém, já que somos excelentes produtores de milho e, claro, de milho para pipoca. Por aqui, temos o estado do Mato Grosso como o grande líder de plantio desses grãos deliciosos.

Pipoca Caldo Bom

A Caldo Bom conhece muito bem a importância da pipoca para a população e, justamente por isso, investe na seleção rigorosa dos grãos, para que o consumidor possa ter a melhor qualidade possível de pipoca. 

Se você entrar em nossa loja virtual, que permite que você compre nossos produtos com segurança e sem sair de casa, vai ver que mandamos bem demais quando o assunto é pipoca. Conheça alguns dos nossos principais produtos:

Agora é só escolher aquele filme divertido para ver em família e caprichar na pipoca!