Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Conheça os nutrientes que devem fazer parte da alimentação na terceira idade

Alimentação Saudável

Conheça os nutrientes que devem fazer parte da alimentação na terceira idade

Envelhecer bem é um fator que depende de diversos aspectos e, com certeza, a alimentação é um deles. É por meio dos alimentos ingeridos que fornecemos os nutrientes necessários para que nosso corpo realize todas as suas atividades fisiológicas de maneira adequada.

Na terceira idade, é ainda mais importante prestar atenção na qualidade dos alimentos consumidos. Conforme ficamos mais velhos, precisamos de mais idas ao médico para checar a saúde dos ossos, do sistema cardiovascular, dos músculos e do cérebro, por exemplo. Igualmente importante é fazer um acompanhamento nutricional nesta fase da vida, que é quando nosso corpo geralmente precisa de menos calorias e mais saúde.

Antes mesmo de marcar a sua consulta com um nutricionista, já é possível implementar algumas mudanças nos hábitos alimentares de toda a família. Confira as nossas sugestões a seguir:

Idosos precisam de alimentos ricos em fibras

As fibras são nutrientes essenciais para a saúde de todas as pessoas, mas especialmente dos idosos. Quando comemos alimentos ricos em fibras, ajudamos nosso corpo a regular os índices glicêmicos e também a controlar os níveis de colesterol no organismo.

Além disso, as fibras são famosas por melhorar a função intestinal e prevenir prisão de ventre. É importante, no entanto, que o consumo de alimentos ricos em fibras seja combinado com uma boa ingestão de água. 

Uma das formas mais simples de comer mais fibras, além de consumir produtos da horta, é fazer substituições. Sempre que possível, prefira as versões integrais de produtos como arroz, macarrão e pães. Além disso, inclua outros produtos na dieta, como aveia e farelo de aveia, que têm altas concentrações de fibras.

senhora idosa comendo um mingau de aveia

É preciso que os idosos consumam alimentos com ação antioxidante

Quando falamos a respeito de alimentos com ação antioxidante, estamos nos referindo aos produtos capazes de diminuir os efeitos dos radicais-livres no corpo. Isso é importante para prevenir doenças cardiovasculares, evitar o fotoenvelhecimento e, inclusive, melhorar a qualidade da pele.

Entre os itens que não podem ficar de fora da alimentação da pessoa idosa, e que são conhecidos pela ação antioxidante, estão as frutas, os peixes e as oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas.

Não se esqueça da importância dos laticínios

Na terceira idade, o cuidado com a saúde dos ossos deve ser redobrado. Por isso, é importante que a alimentação do idoso seja rica em cálcio. Esse mineral é abundante principalmente em leites e seus derivados, como iogurtes e queijo. 

Para diminuir as chances de desenvolver osteoporose, doença que enfraquece os ossos e facilita quedas, é preciso manter os laticínios na dieta e buscar opinião médica a respeito da possível necessidade de suplementação.

casal de idosos bebendo leite

Mantenha um bom consumo de hortaliças e legumes

Os produtos da feira são sempre bem-vindos e devem ser consumidos diariamente, no almoço e no jantar. Itens como beterraba, cenoura, espinafre, couve e alface devem sempre fazer parte da alimentação de toda a família.

Em alguns casos, é possível que os idosos tenham dificuldade para mastigar e engolir alguns ingredientes. A solução, aqui, é focar no preparo de caldos e ensopados que sejam feitos com ingredientes frescos e saudáveis. Lembre-se também de que é possível fazer sucos com esses ingredientes, mesmo que eles sejam mais comumente utilizados em preparos salgados.

Não se esqueça das proteínas

As proteínas são fundamentais para a boa saúde muscular e para outras funções fisiológicas. Por isso, é importante que a dieta do idoso tenha diferentes tipos de proteínas, entre as quais citamos:

+ Você pode gostar:

Outros cuidados importantes na terceira idade

Além de ter uma alimentação saudável, equilibrada e com bastante água, é preciso que o idoso tenha boas noites de sono, pratique atividades físicas dentro do possível, tenha bons momentos ao lado de amigos e familiares e, claro, mantenha a mente ativa.

É importante também que o idoso seja frequentemente avaliado por um médico geriatra e, caso seja necessário, tome os devidos medicamentos e suplementos que forem receitados por esse profissional da saúde. 

Lembre-se de que envelhecer é natural, mas as queixas comuns em relação à terceira idade devem sempre ser levadas ao médico.