Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Os desafios da alimentação vegetariana e vegana

Alimentação Saudável

Os desafios da alimentação vegetariana e vegana

Sempre que cogitamos mudar algum aspecto da nossa alimentação, o ideal é consultar um nutricionista. De modo geral, os profissionais da área recomendam sempre que as pessoas que desejam se tornar veganas comecem pelo vegetarianismo.

A dieta vegetariana é aquela que exclui todos os tipos de carne da alimentação, mas ainda mantém o consumo de produtos de origem animal, como mel e leite. Já o veganismo é um estilo de vida que vai além das mudanças de padrão alimentar.

Para os veganos, qualquer produto que tenha origem animal ou que tenha sido testado em animais é deixado de ser consumido. É por isso que, além de não comer carnes, os veganos também não comem produtos como ovos, mel e leite e também não usam alguns itens que tenham origem animal, como roupas de couro ou alguns tipos de cosméticos.

Motivos para adotar uma alimentação vegetariana ou vegana

Quando falamos com pessoas vegetarianas ou veganas, entendemos que suas escolhas, na maior parte dos casos, têm a ver com a necessidade de não explorar animais. Ao entenderem melhor como funciona a criação de animais para abate ou como alguns produtos de beleza são feitos, essas pessoas decidem repensar seus padrões de consumo.

Além disso, há estudos que comprovam que comer pouca ou nenhuma carne é mais saudável e reduz as chances de desenvolver diversos tipos de câncer e também doenças cardíacas e circulatórias.

Adeptos do vegetarianismo e do veganismo costumam dar depoimentos frequentes a respeito de diversas melhoras de saúde depois das mudanças alimentares, como perda de peso e mais disposição para realizar as tarefas do dia a dia.

As barreiras para um novo estilo de vida

É claro que essas mudanças não são facilmente implementadas. Uma das maiores dificuldades em relação ao estilo de vida é, certamente, precisar reaprender a comer fora, em restaurantes ou em reuniões com os amigos.

homem preparando pestiscos veganos para uma reunião com amigos

Nem todos os estabelecimentos comerciais são preparados para atender clientes que não consomem carne e produtos de origem animal. Além disso, a falta de informação da população em geral acaba dificultando a vida dos vegetarianos e veganos, por isso é sempre importante manter-se atualizado sobre esses assuntos.

Muitos veganos levam um tempo até conseguirem manter uma dieta equilibrada em termos de saúde — batata frita, por exemplo, pode ser um alimento vegano, mas nem por isso é saudável.

Por isso, aprender novas receitas e criar rotinas para organizar a alimentação familiar é tão importante. Igualmente fundamental é fazer acompanhamento nutricional, pois, na maioria das vezes, quem não come nada de carne precisa suplementar, no mínimo, a vitamina B12.

Conforme as necessidades de cada pessoa, o nutricionista pode receitar suplementos proteicos, já que duas das maiores fontes de proteína são de origem animal (carnes e ovos). 

Quanto tempo leva para se adaptar ao vegetarianismo e ao veganismo?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta, afinal cada pessoa tem seu próprio ritmo e suas condições. Para alguns, não há qualquer demora ou estranhamento, mas para quem comia carne diariamente até pouco tempo atrás, por exemplo, a adaptação pode ser mais difícil e mais demorada.

Um assunto que ainda é tabu em relação à adaptação de dieta são as recaídas. É muito comum que, depois de um mês sem comer nada de carne, a pessoa sinta um desejo incontrolável de comer um churrasco e ceda à vontade.

Por mais que ela se sinta mal por isso, é preciso entender que, especialmente nos primeiros meses de adaptação, é normal ter recaídas e que uma recaída não “estraga” todo o esforço que foi feito até então.

mulher feliz ao preparar sua refeição vegana

Principais desafios para ser vegetariano ou vegano

Como já falamos anteriormente, ainda é difícil encontrar restaurantes e bares que tenham opções vegetarianas ou veganas de pratos e petiscos. Por isso, muitos novatos nesse meio acabam comendo mal, como no caso de quem almoça fora e só come batata frita.

É normal que, no começo, exista essa dificuldade mesmo, mas ao adotar uma dieta sem carne e sem produtos de origem animal, é preciso redobrarmos os cuidados com a qualidade dos alimentos que consumimos, para que nosso corpo receba todos os nutrientes necessários para funcionar bem.

O preparo das refeições é um dos maiores desafios das dietas saudáveis, por isso, é sempre importante buscar formas práticas de preparo e que não adicionem calorias desnecessárias aos alimentos.

O preparo de ingredientes feitos a vapor é um dos mais saudáveis. Além de manter a maioria dos nutrientes de cada produto, esse método preserva o sabor natural dos alimentos e, de quebra, não usa excesso de gordura, como quando fazemos frituras.

A Linha a Vapor, da Caldo Bom, foi pensada também para que nossos clientes vegetarianos e veganos se sintam acolhidos e tenham opções de sobra para elaborar um cardápio livre de carne e de produtos de origem animal, mas repleto de sabor e saúde.

Nossos produtos a vapor incluem:

  • Arroz integral
  • Feijão branco
  • Feijão carioca
  • Feijão fradinho
  • Feijão vermelho
  • Feijão preto
  • Grão-de-bico
  • Lentilha
  • Canjica
  • Mix completo
  • Mix essencial
  • Você pode gostar:

De maneira rápida e fácil, você pode aquecê-los pouco antes do consumo e, assim, garantir que suas principais refeições do dia sejam nutritivas e saborosas. Entre em nossa loja virtual e aproveite para comprar itens da Linha a Vapor Caldo Bom de forma prática, segura e sem sair de casa.