Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Outubro Rosa: 7 alimentos que ajudam a diminuir as chances de ter câncer de mama

Especiais

Outubro Rosa: 7 alimentos que ajudam a diminuir as chances de ter câncer de mama

Segundo dados divulgados pelo Governo Federal, apenas em 2020, um total de 66.280 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama em todo o Brasil, representando 29,7% dos casos de câncer no período. 

A doença, quando diagnosticada em seus estágios iniciais, tem maiores chances de sucesso de tratamento e cura, por isso é importante que as mulheres façam o autoexame e mantenham consultas regulares no ginecologista.

Outras formas de cuidar da saúde e de diminuir as chances de desenvolver câncer de mama é adotando hábitos de vida saudáveis, como dormir bem, praticar atividades físicas, beber bastante água, diminuir o consumo de álcool e, claro, cuidar da alimentação.

Em homenagem ao Outubro Rosa, que é voltado para divulgar campanhas de prevenção do câncer de mama, separamos alguns alimentos que estão relacionados com a boa saúde e que também diminuem as chances de desenvolver a doença. Assim, da próxima vez que você for ao mercado ou à feira, é só se lembrar de colocar esses produtos no carrinho.

Alimentos que ajudam a diminuir as chances de desenvolver câncer de mama

Antes de prosseguir a leitura, é importante lembrar que o mero consumo desses alimentos não é garantia de não desenvolver a doença. O câncer acontece, de forma resumida, quando há falhas na reprodução das células do corpo humano.

Focar em alimentos saudáveis é uma forma de fornecer bons nutrientes para que o corpo consiga realizar todas as suas funções fisiológicas de forma adequada. É por isso que consumir produtos ricos em substâncias com ação antioxidante, por exemplo, é uma ótima ideia.

Essa ação antioxidante é a responsável, por exemplo, por diminuir os efeitos dos radicais-livres no corpo humano, evitando o envelhecimento precoce e, inclusive, o desenvolvimento de alguns tipos de câncer. 

Veja, a seguir, quais alimentos fazem bem para a saúde feminina:

Frutas vermelhas

frutas vermelhas dispostas em uma tábua

Além de saborosas, bonitas e com baixa caloria, frutas como morango, framboesa, mirtilo, amora e melancia são ricas em fitonutrientes com ação anticancerígena. Chamadas de antocianinas, essas substâncias têm o poder de retardar o crescimento de células com potencial maligno.

Maçã

Em inglês, existe um ditado popular que passa a ideia de que comer uma maçã por dia nos ajuda a ir menos vezes ao médico. De fato, a maçã é um alimento extremamente nutritivo e que desempenha diversos papéis importantes para o bom funcionamento do corpo humano, auxiliando o bom funcionamento intestinal, atuando na sensação de saciedade e, inclusive, colaborando com a diminuição das chances do desenvolvimento de câncer de mama.

Brócolis

Aquela saladinha bonita faz um bem danado ao corpo, sabia? Um dos componentes do brócolis é uma substância chamada de sulforafano, um fotoquímico que ajuda a destruir células cancerígenas e também a fortalecer as células saudáveis. Para melhorar, ele está presente de forma significativa nesse vegetal, por isso é importante consumi-lo com frequência.

Cenoura

A cenoura é um ingrediente coringa, que pode ser usado até em receitas doces, e que, para melhorar, faz muito bem à saúde. Um estudo feito pela escola de Saúde Pública de Harvard, nos EUA, revelou que o consumo diário de cenoura tem relação com uma diminuição de até 17% nas chances de desenvolver câncer de mama. Incrível, né?

Leguminosas

Comer feijão, ervilha e lentilha regularmente também é uma ótima ideia. Esses grãos têm a capacidade de frear a proliferação de células cancerígenas em tecidos próximos ao tumor. Além disso, são alimentos ricos em fibras, o que ajuda a regular os níveis de gordura no corpo e de açúcar na corrente sanguínea. São repletos, ainda, de vitaminas e minerais que colaboram com o bom funcionamento do organismo. Nada de ignorar o feijãozinho de todo dia, hein!

quatro conchas de madeira cheias com quatro variedades de leguminosas

Curry

Olha só que legal: uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Michigan, nos EUA, revelou que o uso de algumas especiarias, como o curry, também tem relação com a diminuição de células cancerígenas na região das mamas. A explicação está no fato de que o curry também é rico em antioxidantes e polifenóis.

Aveia

Os cereais também são excelentes alimentos para o bom funcionamento do corpo, inclusive quando falamos na prevenção do câncer de mama. Como a aveia é rica em fibras, ela tem a capacidade de melhorar nossos índices de colesterol e glicemia, prevenindo diversos tipos de câncer e doenças do coração.

  • Você pode gostar:

Lembre-se de que, além de comer de forma saudável, é preciso que as mulheres façam o autoexame regularmente. Entre os 40 e 49 anos de idade, é indicado que o exame clínico das mamas seja feito todos os anos. Já nas idades entre os 50 e os 69 anos, é preciso que o exame clínico seja mantido anualmente e que, a cada dois anos, as mulheres façam mamografia.